No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai apresentar a plataforma de mobilidade inteligente da região na Smart City Expo World Congress (SCEWC), em Barcelona, Espanha.
O SCEWC irá decorrer entre esta terça e quinta-feira (7 a 9 de novembro), ocasião que será aproveitada pela entidade para revelar o que pretende fazer com o novo projeto.
“O que vamos apresentar é uma plataforma analítica e vasta ligada à , onde junta várias fontes de dados e também tecnologia. A plataforma trabalha 13 verticais de informação”, adiantou o secretário executivo Nuno Martinho à agência Lusa.
Entre estas 13 fontes de informação estão dados relativos ao ambiente, proteção civil turismo, demografia, exemplificou Nuno Martinho, assim como mobilidade e transporte que é o foco da apresentação em Barcelona.
“No ‘smart mobility’ vamos ter uma plataforma analítica com um conjunto de informação ligado ao nosso serviço público de transporte público de passageiros e o transporte flexível “Ir e Vir” disponível na região”, acrescentou.
A plataforma, continuou, contempla ainda “a mobilidade suave que diz respeito ao conjunto de bicicletas que, a partir do final deste ano, estará disponível nos 14 municípios” que compõem a CIM Viseu Dão Lafões.
“Esta plataforma, com estes três braços, vai dar-nos um conjunto de informação em tempo real sobre o trânsito, condicionamentos, locais de afluência, número de transportes usados, com origem e destino, e ainda a bilhética integrada”, exemplificou.
Com isto, defendeu Nuno Martinho, os municípios e instituições “podem tomar decisões mais atempadamente e ajustar às reais necessidades”.
Além disso, “e mais importante ainda, é uma plataforma que vai facilitar muito a vida das pessoas” na região.
Nuno Martinho lembrou que decorre um concurso para um operador único de transportes públicos para a região Viseu Dão Lafões, cujos autocarros terão GPS ligados à plataforma “porque o objetivo também passa por estimular o uso do transporte público”.
“A partir do primeiro trimestre de 2024, também será possível ter uma aplicação no telemóvel para que as pessoas possam saber quantos minutos faltam para chegar o transporte, para comprar bilhetes ou o passe”, adiantou.
A plataforma distingue os transportes da região geridos pela CIM e os transportes urbanos do concelho de Viseu que são da responsabilidade da Câmara Municipal, referiu, “mas apesar disso, os dados estarão acessíveis na plataforma e na aplicação”.
A SCEWC, em Barcelona, é um evento internacional sobre Cidades e Regiões Inteligentes e a edição deste ano tem como tema “Bem-vindo à Nova Era Urbana” e junta “os maiores líderes das empresas mais inovadoras, governos e organizações”.
“Para nós, que estaremos no pavilhão de Portugal, será muito importante partilhar com as empresas e os nossos parceiros, perante especialistas de todo o mundo, o nosso trabalho e as nossas boas práticas e dar notoriedade ao que fazemos”, sustentou.
Nuno Martinho destacou também que “é uma oportunidade para aprender muito e conhecer o que está a ser feito noutras regiões e noutros países e que, eventualmente, poderá ser aplicado no território” da CIM Viseu Dão Lafões.
Segundo a organização, a SCEWC “será a maior até à data, com mais de 1.000 expositores, 25.000 participantes profissionais e representantes de mais de 800 cidades e 140 países”.