Geral

16 de 09 de 2021, 15:10

Diário

Ex-autarca e profissionais da saúde homenageados no feriado municipal de Viseu

Câmara vai também homenagear cinco personalidades e três instituições de Viseu. Cerimónia vai decorrer no Teatro Viriato a 21 de setembro

Câmara de Viseu

Cinco personalidades e três instituições de Viseu vão ser homenageadas no feriado municipal que decorre já na próxima terça-feira (21 de setembro).

A Câmara aprovou, na reunião do executivo desta quinta-feira (dia 16), a homenagem que será concretizada numa cerimónia solene que terá lugar no Teatro Viriato. “Estas personalidades serão distinguidas pelo trabalho meritório desenvolvido no concelho”, lembrou a presidente da autarquia, Conceição Azevedo.

João Caiado, que foi diretor do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique durante mais de três décadas e deixou o cargo este ano, vai ser um dos distinguidos no Dia do Município. Conceição Azevedo elogiou o homem que, recordou, teve “um longo percurso na área educativa”.

Já Ernesto Paes de Almeida vai ser reconhecido pela autarquia viseense após ter doado ao Museu Nacional Grão Vasco uma coleção de obras de arte “de grande valor”, reconheceu Conceição Azevedo.

Outro dos homenageados será Manuel Almeida Lucas, que atuou durante vários anos como empresário do setor da restauração. Conceição Azevedo justifica a condecoração pelo facto de Manuel Lucas ter tido “um percurso empreendedor e inovador no concelho e na região”.

Além disso, também vai ser condecorado António Matos Almeida, que vai ser distinguido pelo seu percurso como cavaleiro de hipismo “durante o qual conquistou vários prémios e vitórias para Viseu”.

O capitão de abril Arnaldo Costeira, que faleceu este ano, vai ser reconhecido postumamente com a Medalha de Valor e Altruísmo, tendo sido responsável pelo comando da companhia que saiu do Regimento de Infantaria 14 durante o 25 de abril de 1974.

Também três coletividades de Viseu vão ser condecoradas pela Câmara Municipal. Tratam-se do Dínamo Clube Estação “que, ao longo de 50 anos, formou milhares de jovens viseenses em diferentes modalidades desportivas”, recordou Conceição Azevedo, e também da Casa de Saúde São Mateus que fez este ano o seu 60.º aniversário e receberá a Medalha de Mérito “por todo o trabalho desenvolvido em prol da saúde dos viseenses”.

Outra das instituições galardoadas será o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão que, recordou a presidente da Câmara, “tem feito um trabalho de apoio e promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência profunda”.

Conceição Azevedo revelou ainda que também foi aprovado um voto de louvor a todos os profissionais de saúde pelo trabalho feito em tempo de pandemia em Viseu e também a todos que se envolveram no combate contra a Covid-19.

“Não nos esquecemos do trabalho desempenhado por estes profissionais durante este período. Eles fizeram um trabalho inexcedível e com uma abnegação, altruísmo e compaixão que ultrapassaram em muito o dever e as obrigações profissionais. Neste sentido, aprovámos o voto de louvor”, disse a presidente da Câmara.

As comemorações do feriado municipal não vão ficar completas sem a homenagem que a Câmara vai fazer ao seu antigo presidente, Almeida Henriques, que morreu vítima de Covid-19 em abril deste ano.

O antigo autarca que liderou os destinos do município viseense durante cerca de oito anos será distinguido com a Medalha de Ouro e também com o Viriato de Ouro, a mais elevada condecoração municipal.

Conceição Azevedo, que sucedeu a Almeida Henriques na liderança da autarquia após a morte deste, afirmou que “nunca esqueceremos o que ele fez por nós, por Viseu e pela nossa região e daí a nossa sentida homenagem”. A homenagem tinha sido aprovada em finais de abril pela Assembleia Municipal com a luz verde de quase todas as bancadas, exceto a CDU que se absteve.

A cerimónia de homenagem decorrerá no Teatro Viriato pelas 11h30 de terça-feira, sendo antecedida pela tradicional missa em honra de São Mateus. Às 21h30, o Adro da Sé irá receber um concerto da Orquestra Juvenil de Viseu que vai recordar a figura de Almeida Henriques.