Geral

25 de 11 de 2021, 11:35

Diário

Cinfães: IMI com taxa mínima e famílias com mais descontos no IRS

Câmara vai continuar a aplicar no próximo ano a taxa mínima do IMI de 0,3 por cento. Mais de 100 mil euros do IRS vão ser devolvidos aos munícipes

vila de cinfães

A Câmara de Cinfães vai voltar a cobrar a taxa mínima de IMI para o próximo ano (0,3 por cento) e também vai devolver mais de 100 mil euros do IRS aos habitantes do concelho.

As medidas foram aprovadas na última reunião do executivo municipal e anunciadas em comunicado pela autarquia.

Além da cobrança da taxa mínima do IMI, a autarquia ainda aumentou os descontos para as famílias com filhos que vão poder beneficiar de uma redução que pode ir dos 20 aos 70 euros no mesmo imposto.

“Para um dependente a cargo, a dedução será de 20 euros, para dois dependentes a dedução será de 40 euros e para três ou mais dependentes a dedução fixa ficou definida em 70 euros”, explica o executivo presidido por Armando Mourisco na nota.

Além disso, a devolução do IRS é justificada “fruto da política fiscal de apoio às famílias que a autarquia tem vindo a seguir”.

A Câmara de Cinfães resolveu prescindir de parte da percentagem de 5 por cento a que tinha direito do IRS, fixando a participação variável de IRS em 3 por cento.