Geral

29 de 01 de 2023, 17:56

Diário

Novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu já tomou posse

Na sua primeira intervenção, João Leal destacou “o peso da responsabilidade” e o “orgulho” em liderar o comando dos Voluntários de Viseu

JOÃO LEAL_COMANDANTE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VISEU

Fotógrafo: Jornal do Centro

João Leal é oficialmente comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu O até agora adjunto do comando tomou posse este domingo (29 janeiro), numa cerimónia que decorreu no quartel da corporação.

Na intervenção, o bombeiro de 30 anos, destacou “o peso da responsabilidade” e o “orgulho” em liderar o comando dos Voluntários de Viseu.

“Hoje, aqui, perante vós, e olhando-vos nos olhos, sinto o peso da responsabilidade que me acaba de ser conferida, peso esse agravado pela digna história deste corpo de bombeiros”, começou por dizer João Leal, que tomou posse diante do antigo comandante Rui Leitão, a quem deixou elogios.

No discurso, o novo comandante disse ainda que foi com “orgulho” e “inquietação” que recebeu o convite. “É com um misto de manifesto orgulho, grande inquietação e desafio e uma ainda maior incerteza, que aceitei o convite para encabeçar a equipa que irá liderar os bombeiros”, destacou.

João Leal destacou ainda a “qualidade” dos homens que vai agora comandar e não escondeu as dificuldades que estão pela frente.

“O grande desafio de vos liderar é conhecer as vossas excelentes qualidades como bombeiros. Darei o melhor de mim para estar ao vosso nível. Os desafios são muitos, as dificuldades serão enormes, se quisermos perseguir um maior nível de desenvolvimento organizacional, técnico e operacional. Este comando tentará liderar, fundamentalmente, pela competência e exemplo”, concluiu.

Na sessão discursou também o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu, João Caiado, que pediu ao novo comandante “compromisso, empenho, lealdade e sentido de missão”.

O responsável deixou a garantia aos viseenses de que se podem sentir “tranquilos em matéria de socorro e proteção civil”.

“Estamos tecnicamente operacionais, preparados e equipados com os meios possíveis para o desempenho das funções. Só as dificuldades financeiras que atravessamos nos impedem de fazer mais e melhor”, disse.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia, também usou da palavra e, além de agradecer o trabalho da corporação, anunciou que em breve terá uma resposta aos anseios apresentados numa reunião com a autarquia pelo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu, João Caiado.

Na sessão participaram ainda o presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu, Ribeiro Gonçalves, o comandante sub-regional Viseu Dão Lafões, Miguel David e o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, Guilherme Almeida.

TOMADA DE POSSE JOÃO LEAL_COMANDANTE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VISEU

Fotógrafo: Jornal do Centro


TOMADA DE POSSE JOÃO LEAL_COMANDANTE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VISEU

Fotógrafo: Jornal do Centro