Geral

02 de 06 de 2023, 18:19

Diário

Começa este fim de semana o Festival da Cereja de Resende

Cerca de cem produtores participam no certame que vai decorrer no concelho durante dois fins de semana e que também promete muita animação

cereja resende

Cerca de cem produtores participam a partir deste fim de semana (3 e 4 de junho) na 21.ª edição do Festival da Cereja de Resende, que também vai decorrer nos dias 10 e 11. O evento, que promove o fruto típico do concelho, terá a cereja a “preços especiais”, anunciou a autarquia.

Além da cereja, cuja produção sofreu este ano uma quebra, o Festival irá promover também outros produtos ligados ao fruto (licores, compotas e doces), bem como artesanato local e as cavacas de Resende. Também não vai faltar animação musical, infantil e de rua no evento que decorre no Largo da Feira e no Jardim Municipal.

O regresso do desfile alegórico é uma das novidades da edição deste ano, sendo que o cortejo volta ao certame depois de três anos de interrupção devido à Covid-19.

A parada, marcada para as 15h00 deste domingo, regressa com um novo formato, contando com carros alegóricos, coreografias e marchas populares apresentadas pelas 11 freguesias do concelho de Resende, juntando 500 participantes.

Após o desfile, arranca às 17h00 o espetáculo dirigido aos mais jovens "As Aulas da Sónia". O Festival da Cereja inclui também na agenda os concertos dos grupos musicais Arkadia, no sábado, e Cordosom, no dia 10, feriado. No dia 11, a partir das 15h00, atuam Paulo Resende e a Banda Projeto.

As cerejas de Resende são uma das primeiras a surgir em toda a Europa, destacando-se pela qualidade e sabor gerados pelo microclima e pelas características do solo das encostas sobranceiras do rio Douro.

Durante a realização do Festival da Cereja, encontra-se proibida a venda ambulante de cereja em locais públicos, como passeios, estacionamentos, bermas e estradas, fora do perímetro da feira, na Estrada Nacional 222, Vila Nova Ribeira da Granja e Igreja Matriz de Resende.