Geral

03 de 12 de 2021, 12:24

Diário

Concorrência dá luz verde a controlo exclusivo da Oxy Capital sobre Vidraria Mortágua

Empresa do concelho trabalha na moldagem e transformação de produtos de vidro

vidraria mortágua

Fotógrafo: D.R.

A Autoridade da Concorrência (AdC) deliberou não se opor à operação de concentração resultante da compra da Vidraria Mortágua - Vidros e Espelhos pela Oxy Capital - Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco.

Num aviso publicado na sua página de internet, a AdC informa ter deliberado na terça-feira (30 de novembro) adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, por considerar que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados.

A Oxy Capital é uma sociedade gestora de fundos de ‘private equity’ (capital de risco) com presença em Portugal que controla empresas ativas em áreas como a produção de cabos elétricos, cabos de telecomunicações e cabos para automóveis, extração e comercialização de argilas e areias, atividade hoteleira, restauração e similares ou serviços de tecnologias de informação.

A Vidraria Mortágua é uma empresa nacional, ativa na moldagem e transformação de produtos de vidro.

A Vidraria Mortágua foi criada em 1996, tendo iniciado a sua atividade com a comercialização de vidro plano e vidro duplo.

A empresa, sediada na Zona Industrial do concelho, diz que tem vindo a implementar "uma estratégia consistente de investimentos tecnológicos e logísticos para a ampliação da nossa capacidade produtiva, assim como a diversificação das nossas valências de produção permitindo-nos apresentar atualmente com um perfil bastante especializado e baseado na utilização semi-intensiva de tecnologias no nosso processo produtivo".

A Vidraria Mortágua tem-se dedicado à apresentação de soluções de vidros obedecendo a variados requisitos tais como controlo solar, controlo acústico, laminados, laminados de segurança, vidro baixo emissivos, temperados, espelhos e espelhos de segurança, todos com o nível de personalização ao nível dos formatos, tamanhos e cores pretendidos pelo cliente.

Dias depois de ter notificado a AdC da compra da Vidraria Mortágua, a Oxy Capital notificou o regulador da compra de mais duas empresas do mesmo setor, da Batalha, fundadas pelo empresário José Cerejo, a Vidros Cerejo e a Batalha Tempra, um negócios que está ainda em avaliação pela AdC, para decidir se é suscetível de criar entraves à concorrência.