Geral

09 de 06 de 2023, 18:00

Diário

Concurso de educação financeira premiou turmas de Viseu Dão Lafões

Três turmas da região estão entre as vencedoras nacionais do concurso de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, que decorreu na passada quarta-feira

concurso poupar ganho petizes

Fotógrafo: CIM Viseu Dão Lafões

Três turmas da região Viseu Dão Lafões estão entre as vencedoras nacionais do concurso de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, que decorreu na passada quarta-feira (7 de junho) na cidade do Porto.

O projeto envolveu 18 mil alunos de 920 turmas durante o ano letivo 2022/23. Na final, cada turma apresentou como projeto final um trabalho que representasse, através de vídeo, artes performativas ou trabalhos manuais, os conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar.

A turma 9.º A da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, em São Pedro do Sul, foi a vencedora da prova do 3.º ciclo com o trabalho "Literacia financeira - uma decisão à maneira", que conta a história da D. Lara, vencedora do Euromilhões que precisa de decidir se poupa, gasta ou investe o seu dinheiro.

No segundo lugar do mesmo ciclo ficou a turma 7.º D da Escola Básica de Carregal do Sal. "Comer bem, comer saudável" foi o mote do projeto que levou os alunos a angariar dinheiro para confecionar um almoço para toda a turma, cuja preparação envolveu uma ida ao supermercado, marcada pela poupança, na hora de escolher os produtos.

Por último, o trabalho "Provérbios", criado pelo 5.º B da Escola Básica n.º 2 de Castro Daire, alcançou o terceiro lugar do 2.º ciclo. Neste projeto, os alunos realizaram entrevistas e ilustrações dedicadas a provérbios populares sobre poupança.

Estas três turmas foram também vencedoras municipais, sendo premiadas pelo melhor trabalho realizado no seu concelho e no seu ciclo de ensino. A elas, juntaram-se outras 11 turmas, também vencedoras municipais em Castro Daire, Nelas, Sátão, Tondela, Viseu, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Vouzela.

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, referiu que os resultados das turmas e a adesão ao projeto “são um indicador claro do sucesso que este projeto tem junto das nossas escolas”. "Mais do que conquistar bons resultados em competições, o objetivo da CIM é que esta iniciativa de literacia financeira dê ferramentas aos alunos e, em consequência, ao seu agregado familiar, para que consigam fazer uma boa gestão dos seus orçamentos", afirmou.

O programa “No Poupar Está o Ganho” foi criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e conta já com 13 edições, tendo envolvido mais de 60 mil alunos de 60 municípios e visa fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.