A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Três turmas da região Viseu Dão Lafões estão entre as vencedoras nacionais do concurso de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, que decorreu na passada quarta-feira (7 de junho) na cidade do Porto.
O projeto envolveu 18 mil alunos de 920 turmas durante o ano letivo 2022/23. Na final, cada turma apresentou como projeto final um trabalho que representasse, através de vídeo, artes performativas ou trabalhos manuais, os conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar.
A turma 9.º A da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, em São Pedro do Sul, foi a vencedora da prova do 3.º ciclo com o trabalho “Literacia financeira – uma decisão à maneira”, que conta a história da D. Lara, vencedora do Euromilhões que precisa de decidir se poupa, gasta ou investe o seu dinheiro.
No segundo lugar do mesmo ciclo ficou a turma 7.º D da Escola Básica de Carregal do Sal. “Comer bem, comer saudável” foi o mote do projeto que levou os alunos a angariar dinheiro para confecionar um almoço para toda a turma, cuja preparação envolveu uma ida ao supermercado, marcada pela poupança, na hora de escolher os produtos.
Por último, o trabalho “Provérbios”, criado pelo 5.º B da Escola Básica n.º 2 de Castro Daire, alcançou o terceiro lugar do 2.º ciclo. Neste projeto, os alunos realizaram entrevistas e ilustrações dedicadas a provérbios populares sobre poupança.
Estas três turmas foram também vencedoras municipais, sendo premiadas pelo melhor trabalho realizado no seu concelho e no seu ciclo de ensino. A elas, juntaram-se outras 11 turmas, também vencedoras municipais em Castro Daire, Nelas, Sátão, Tondela, Viseu, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Vouzela.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, referiu que os resultados das turmas e a adesão ao projeto “são um indicador claro do sucesso que este projeto tem junto das nossas escolas”. “Mais do que conquistar bons resultados em competições, o objetivo da CIM é que esta iniciativa de literacia financeira dê ferramentas aos alunos e, em consequência, ao seu agregado familiar, para que consigam fazer uma boa gestão dos seus orçamentos”, afirmou.
O programa “No Poupar Está o Ganho” foi criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e conta já com 13 edições, tendo envolvido mais de 60 mil alunos de 60 municípios e visa fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.