arqueologia tabuaço
banner-sns24-06-1
471511487_911909467786403_6650047568217060701_n
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A magia do Natal já chegou a Viseu e a Criaverde tem…

26.12.24

No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

25.12.24

São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…

24.12.24

por
Teresa Machado

 Morreste Celeste

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs
Home » Notícias » Diário » Confraria Grão Vasco vai organizar capítulo geral no estrangeiro

Confraria Grão Vasco vai organizar capítulo geral no estrangeiro

pub
 Confraria Grão Vasco vai organizar capítulo geral no estrangeiro
11.08.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Confraria Grão Vasco vai organizar capítulo geral no estrangeiro
26.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Confraria Grão Vasco vai organizar capítulo geral no estrangeiro

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, em Viseu, organizou recentemente um encontro com confrarias irmãs da diáspora espalhadas pela Europa e pela América. O objetivo foi “criar e reforçar os laços que as ligam à confraria-mãe, numa altura em que algumas passam por algumas dificuldades no pós-pandemia”, realça em comunicado.

As instituições mostraram-se preocupadas com o regresso dos emigrantes para as terras natais, o que, a seu ver, dificulta a retoma das atividades, e combinaram avançar com a realização de um Capítulo Geral numa das confrarias irmãs. Este evento “marcará o início de uma nova era de Encontros Confrádicos, que terão a organização” da confraria anfritriã.

O almoxarife da Confraria Grão Vasco, José Ernesto Silva, realçou a importância destes encontros para “reforçar os laços que ligam as diferentes confrarias” depois da Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, que decorreu no início de julho e que foi um “rotundo êxito” nas palavras da organização.

António Cardão e António Paiva, em representação da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ da Casa de Viseu do Rio de Janeiro, no Brasil, salientaram as dificuldades que a Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro atravessou com a Covid-19, numa altura em que procura retomar as suas atividades.

António Cardão salientou ainda a necessidade de aproximar os lusodescendentes residentes na região do Rio de Janeiro, numa altura em que a comunidade portuguesa é “cada vez mais pequena, tendo em conta que há emigrantes que estão de regresso ao país natal”.

Já Bernardino Nascimento, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira da Casa das Beiras de Toronto, no Canadá, referiu o facto de a confraria estar menos ativa, numa altura em que a Casa das Beiras está a mudar de instalações num processo que deverá ficar concluído até ao final do ano.

Luís Chaves, em representação da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal da Suíça Francófona, em Montreux, destacou a aproximação entre as diversas confrarias irmãs enquanto as atividades estão a ser retomadas.

Jorge Rodrigues, da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal de Zurique, na Suíça, também salientou o facto de haver muitos portugueses a regressar, o que, de algum modo, dificulta o arranque das atividades da Confraria, apontando para o próximo ano a realização de um novo Capítulo.

Manuel Viegas, da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal na Flórida, nos Estados Unidos, referiu que está a ser feito um trabalho preparatório para que, em 2024, seja possível arrancar com as atividades da Confraria, com a realização do primeiro Capítulo.

Por razões diversas, não estiveram presentes a Confraria de Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’, de Manaus, e a Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, ambas no Brasil.

 Confraria Grão Vasco vai organizar capítulo geral no estrangeiro

Outras notícias

pub
 Confraria Grão Vasco vai organizar capítulo geral no estrangeiro

Notícias relacionadas

Procurar