Geral

24 de 11 de 2022, 15:28

Diário

Cooperativa de Castro Daire distinguida no Prémio Nacional de Artesanato

Cooperativa "As Capuchinhas", da aldeia de Campo Benfeito, produzem vestuário em burel, linho e lã

prémio nacional artesanato castro daire

Fotógrafo: D.R.

A cooperativa Capuchinhas, da aldeia de Campo Benfeito em Castro Daire, receberam recentemente o Grande Prémio Carreira do Prémio Nacional de Artesanato 2021, numa cerimónia que teve lugar em Lisboa.

O prémio foi atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que organizou a entrega. A cooperativa de Castro Daire frisou que o galardão “reflete não só todo o trabalho e dedicação da equipa Capuchinhas mas também todo o carinho e apoio” recebido.

A cooperativa foi criada nos anos 80 e é hoje composta por quatro mulheres da zona da Serra do Montemuro: Ester Duarte, Henriqueta Félix, Engrácia Félix e Isabel Duarte. As Capuchinhas produzem vestuário em burel, linho e lã e também tecidos em teares manuais, usando métodos tradicionais misturados com design contemporâneo.

“O nosso trabalho contribui para transmitir às gerações futuras, as nossas vivências e tradições, e para a preservação do nosso património”, pode ler-se no site das Capuchinhas. As coleções são originais e desenhadas exclusivamente para a cooperativa pela designer Paula Caria.

O Prémio Nacional de Artesanato, que integra seis categorias, visa promover a produção artesanal, valorizando as competências técnicas e profissionais e a capacidade estética dos artesãos. Tem também como objetivo incentivar a investigação e distinguir atividades relevantes na promoção e divulgação do artesanato.

A cerimónia de entrega contou com a presença do secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.