Geral

11 de 07 de 2024, 11:38

Diário

Grupo Coral da Misericórdia de Lamego é "estrela" no festival ZigurFest

Grupo participa numa residência artística com o pianista Tiago Sousa. Teatro Ribeiro Conceição vai receber concerto a 25 de julho

coro misericórdia lamego zigurfest

Fotógrafo: Misericórdia de Lamego

O Coro da Misericórdia de Lamego vai atuar pela primeira vez no ZigurFest, o festival que vai decorrer de 24 a 27 de julho no concelho.

Os coralistas estão a participar numa residência de criação com o pianista Tiago Sousa e o resultado será apresentado no próximo dia 25, às 21h30, no Teatro Ribeiro Conceição, com entrada gratuita. Os ensaios também decorrem no Ribeiro Conceição.

"Aceitámos este convite para sairmos do nosso âmbito musical mais usual para conhecermos e trabalharmos um estilo minimalista e contemporâneo. Estamos certos de que será uma experiência enriquecedora e que nos ajudará a ter uma visão mais holística da música, contribuindo, dessa forma, para um maior nível cultural”, explica Joel Valente, organista titular do Mosteiro das Chagas e diretor do Coro da Santa Casa de Lamego.

Para a 13.ª edição do ZigurFest, estão previstas quatro residências de criação e investigação. Além de Tiago Sousa e do coro da Misericórdia, Maria R. Soares vai realizar uma residência em estreita relação com a comunidade local, enquanto Bá Álvares e Eloísa Micaelo vão interagir com a Associação Portas Prá Vida, continuado os trabalhos realizados em 2023. Também Ruca Bourbon vai desenvolver um processo de criação em colaboração com a Associação Desportiva de Avões.

O festival contará este ano com atuações de ladoazul, João Grilo + Suzana, Cat Soup, Moira, Riça, bbb hairdryer, Marquise, DJ Lynce, Garoa, Cíntia & Rezmorah, Monch Monch, Papié Maché, O Triunfo dos Acéfalos, Zancudo Berraco, Yaw Tembe + Norberto Lobo e Ilusão Gótica.