Geral

10 de 11 de 2021, 18:18

Diário

Covid-19: aumento de casos em Viseu e situação nas escolas preocupam autoridades

Desde o início da pandemia, Viseu já teve mais de 9.900 casos confirmados do novo coronavírus. Saúde Pública lembra para a importância das regras de segurança

covid genéricas novas

O concelho de Viseu está novamente com uma tendência crescente de novos casos de Covid-19 numa altura em que já se fala da eminência de uma quinta vaga.

O alerta foi deixado pela médica de saúde pública Sara Dias enquanto Viseu já acumula um total de 9.908 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia.

A especialista considera que o cenário já começa a agravar e vai piorar ainda mais nos próximos dias. “Tudo faz prever que vá piorar e as tendências dos últimos dias assim o têm demonstrado com um maior número de novos casos e um maior número de contactos por cada caso positivo, sendo que muitos deles vão acabar por ficarem também positivos”, adverte.

Em declarações ao Jornal do Centro, Sara Dias não escondeu a preocupação com a atual situação pandémica. A médica fez ainda o balanço da Covid-19 na região. “O concelho de Viseu teve um total acumulado de 9.908 casos e temos uma taxa de incidência a 14 dias de 193 novos casos por 100 mil habitantes, com tendência fortemente crescente. No ACES Dão Lafões, a taxa de incidência é de 177 por 100 mil habitantes”, revelou.

Segundo a médica, as autoridades de saúde estão preocupadas sobretudo com a situação que se vive nas escolas. “Neste momento, estamos a intervir em 17 estabelecimentos de educação que vão desde escolas até ATL e jardins de infância e que correspondem a um total de 27 turmas ou salas”, revela.

Grande parte das turmas em causa estão em isolamento, sendo que os alunos do ensino secundário não precisam de estarem confinados em casa desde que estejam vacinados.

No entanto, a maior preocupação está nos jardins de infância e nas escolas primárias, onde há uma maior incidência de casos nesta altura, tendo em conta o facto de as crianças ainda não estarem vacinadas.

Apesar de todos estes receios, Sara Dias realça a “atitude exemplar” dada pelos pais de uma escola “que, não sabendo de casos suspeitos, tomaram a iniciativa de fazer testes, ligar para a linha Saúde 24 e isolar as crianças”, permitindo assim conter a situação. Isto, diz a médica, demonstra que “as pessoas estão cada vez mais conscientes, atentas e capazes de tomar atitudes corretas”.

Nos lares de idosos, as autoridades de saúde de Viseu estão a intervir só em dois deles. Também segundo Sara Dias, há apenas funcionários infetados. “Felizmente, a maioria tem tido sintomas ligeiros o que é fruto do facto de estarem vacinados, embora não evita a 100 por cento a ocorrência de infeção daí ser importante mesmo estando vacinados que continuem a adotar todas as medidas”, sublinha.

Precisamente por isso, a médica de saúde pública apela à população para que continue a seguir as regras de segurança, “sobretudo o distanciamento e o evitar aglomerações”.

“De facto, há uma tendência para as pessoas se agruparem mais e com cada vez menos cautela. O uso de máscara é fundamental não só nos espaços interiores mas também nos espaços exteriores onde haja proximidade com outras pessoas”, enfatiza Sara Dias.

Nas últimas horas, foram registados mais 10 infetados no concelho de Carregal do Sal e um em Sernancelhe. No Hospital de Viseu, os dados mais recentes dão conta de 30 doentes, incluindo quatro nos cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, a região de Viseu teve pelo menos 34.156 infetados, 693 óbitos e 28.464 recuperados.

A nível nacional, Portugal teve esta quarta-feira (10 de novembro) 1.654 casos confirmados de infeção, cinco mortes e um aumento nos internamentos.