Cidade de Tondela
pexels-daniel-reche-718241-1556710
Assinatura de contrato de subarrendamento com a 2PLAY 4
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Covid-19: Mais de nove mil cidadãos em confinamento foram fiscalizados pela PSP

Covid-19: Mais de nove mil cidadãos em confinamento foram fiscalizados pela PSP

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu
15.01.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu
15.01.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Covid-19: Mais de nove mil cidadãos em confinamento foram fiscalizados pela PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) controlou, vigiou e fiscalizou 9.367 cidadãos, a quem foi decretada a medida de confinamento obrigatório no domicílio, na região de Viseu.

Os dados são relativos ao ano de 2021 e indicam que, desse total, apenas quatro pessoas se encontravam em incumprimento, tendo sido levantados autos de notícia, que foram remetidos ao Departamento de Instrução e Ação Penal (DIAP) de Viseu.

Segundo explicou ao Jornal do Centro a PSP de Viseu, este controlo é feito através de “elementos policiais, ações de fiscalização/controlo de cidadãos aos quais é aplicada a medida de obrigatoriedade de permanência no domicílio”.

O objetivo das ações é “verificar se a pessoa confinada cumpre com a medida que lhe está decretada” e, para isso, é levado a cabo um processo de confirmação, feito via telefone, de datas de confinamento (início e fim) e confirmação de moradas. Posteriormente, os agentes deslocam-se às residências dos confinados, em dias e horas aleatórias.

Caso se verifique o incumprimento, “é elaborado o Auto de Notícia, o qual é remetido em tempo útil ao Ministério Público (DIAP) de Viseu, para apreciação e decisão”, frisou a PSP.

Caso os confinados venham a ser detetados ou intercetados na via pública, fora do domicílio que ficou registado pela autoridade de saúde, “são conduzidos à residência, com recurso a ambulância, após estarem reunidas todas as medidas de segurança”. Perante o incumprimento, “o confinado assume a condição de arguido detido”, explicou.

A autoridade esclareceu ainda que “o controlo de confinados surge também em colaboração direta com as Autoridades de Saúde, que por vezes não conseguem contactar com os cidadãos confinados ou a quem lhe foi decretada aquela medida e ainda não foi notificado da condição de confinado”.

GNR também fiscaliza mas não divulga dados
O Jornal do Centro também solicitou os mesmos dados à Guarda Nacional Republicana (GNR) que explicou que “por questões de privacidade e de proteção de dados, não é possível difundir dados numéricos relativamente ao número de cidadãos identificados”.

Contudo, explicou que ao nível de procedimentos, “o controlo é efetuado de modo aleatório, precedido, ou não, de contato telefónico prévio”, através de “patrulhas dos Postos Territoriais que se deslocam à residência dos cidadãos”.

No caso de se tratar de uma denúncia, “as patrulhas vão diretamente à residência para confirmar se o isolamento é efetivamente cumprido”.

Apesar das ações de fiscalização, a autoridade assegura que, de uma forma geral, o isolamento está a ser cumprido.

“Em regra, as pessoas têm cumprido o dever de isolamento profilático e/ou de confinamento, sendo que as situações pontuais de incumprimento são devidamente reportados através de Auto de Notícia para o Tribunal correspondente”, finalizou a GNR.

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu

Outras notícias

pub
 Chega questiona construção de parque de estacionamento no centro histórico de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar