Geral

28 de 01 de 2022, 12:36

Diário

Covid-19: Misericórdia de Carregal do Sal com 11 infetados. Oito são crianças

Este é o quarto surto conhecido nas instituições sociais do distrito de Viseu nas últimas horas

SANTA CASA MISERICÓRDIA CARREGAL DO SAL

A Misericórdia de Carregal do Sal tem 11 pessoas infetadas com Covid-19, incluindo nove utentes e duas funcionárias.

A situação é mais grave na creche da instituição. Este é já o quarto surto conhecido esta semana nas misericórdias do distrito de Viseu.

“Na creche, a situação é mais complicada. Temos oito crianças infetadas e também uma funcionária infetada. Os sintomas são ligeiros”, revelou a provedora da Santa Casa, Helena Carvalho da Cruz.

Além disso, também há outras três crianças em isolamento por contacto com familiares infetados, nomeadamente “irmãos que frequentam outros níveis de ensino”.

“Sabemos que, à partida, estas crianças não têm sintomatologia, mas estão em isolamento atendendo que são contactos diretos e de alto risco”, afirmou a provedora em declarações ao Jornal do Centro.

A responsável acrescentou ainda que houve alguns pais que, por precaução, “nem têm levado crianças à creche pelo que temos tido menos afluência”.

Helena Carvalho da Cruz disse ainda que, no lar, há uma utente positiva que foi “hospitalizada, mas não foi para o hospital por sintomas Covid e sim por uma queda”. Também no lar de idosos, há uma funcionária infetada.

Segundo o último balanço atualizado pela Câmara de Carregal do Sal, o concelho teve mais 60 casos nas últimas horas, tendo agora 357 infeções ativas. Registaram-se também mais 59 recuperados.

Noutros surtos, a Santa Casa de Misericórdia de Vouzela tem, pelo menos, 14 infetados com Covid-19, incluindo 10 utentes e quatro funcionários, mas os números podem agravar com a testagem que a instituição realiza hoje (28 de janeiro).

Já a Misericórdia de Lamego registou sete casos positivos junto das crianças da creche e ainda cinco funcionários em isolamento, enquanto a Misericórdia de Mangualde detetou 35 infetados no seu lar de idosos.