No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Maria Duarte - Era Viseu Viriato
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
A Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo vai receber apoio da Câmara de Tondela para as obras de requalificação no edifício da instituição. O objetivo da empreitada é permitir que as instalações acolham a creche da associação. O investimento chega a cerca de meio milhão de euros.
O protocolo foi assinado na quinta-feira (23 de maio). A autarquia de Tondela vai financiar a obra com 50 mil euros, o mesmo valor ao apoio dado pelo Estado, através da Direção-Geral das Autarquias Locais e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Além do subsídio para as obras, junta-se uma outra ajuda municipal de 120 mil euros para o Recreio do Caramulo manter em funcionamento a creche que é a única do género na Serra do Caramulo e que serve Tondela e concelhos vizinhos.
Em finais de 2021, a creche chegou a estar sinalizada pela Segurança Social para encerrar devido à falta de crianças. No entanto, graças ao esforço dos dirigentes do Recreio do Caramulo, da Câmara de Tondela e da Junta de Freguesia do Guardão, esta resposta “não só permaneceu de portas abertas, como viu crescer o número de meninos e meninas”, enalteceu o município.
“É uma obra na qual acreditamos. Sabemos que o desenvolvimento Caramulo passa por aqui, por termos uma creche a funcionar, que possa acolher as nossas crianças. Sem isto, não podemos falar em captar jovens, em desenvolvimento económico e em turismo porque depois não está cá ninguém”, afirmou Carla Antunes Borges, presidente da Câmara, após a assinatura do protocolo.
A autarca lembrou que teve de ser montada “uma estratégia para impedir que a creche fechasse”, num trabalho conjunto que também envolveu os encarregados de educação. “Se num determinado momento não tivesse havido uma união dos pais, para procurarem outros colegas e crianças que se pudessem inscrever, este projeto não tinha ido avante”, disse.
A creche do Recreio do Caramulo acolhe atualmente 21 crianças. O presidente da instituição, Milton Fernandes, revelou que, “se tudo correr bem”, as obras de requalificação da sede deverão estar concluídas “em princípio em setembro”, a tempo do arranque do próximo ano letivo, oferecendo “melhores condições de conforto para as crianças”.
Além do financiamento do poder central e local, as obras na sede do Recreio – orçadas em mais de 450 mil euros – receberam apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada arrancou em janeiro deste ano e visa instalar no edifício não só a creche da instituição social como o serviço de apoio domiciliário, cuja capacidade passará de 18 para 30 utentes. A creche, que funciona atualmente na Junta de Freguesia do Guardão, poderá receber até 25 crianças com as novas instalações.