Geral

09 de 12 de 2021, 12:20

Diário

Crianças de Vila Nova de Paiva com creche gratuita no próximo ano

Câmara prepara novas medidas para apoiar famílias depois de ter entregue novos incentivos à natalidade

creche generico

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

A Câmara de Vila Nova de Paiva está a preparar novas medidas de apoio às famílias. Uma delas é a creche gratuita para crianças até aos três anos de idade.

A novidade foi adiantada pelo presidente da autarquia, Paulo Marques, que diz que a medida poderá entrar em vigor no próximo ano, “provavelmente a partir de março”.

“É uma bandeira nossa e uma medida muito simples. Todas as crianças vão ter direito à sua creche a partir dos 3 anos e a Câmara paga essa creche, ou seja, fica gratuita para as famílias”, explica.

Paulo Marques diz que a medida deverá ter prevista “uma verba no orçamento municipal”, sendo que a autarquia está atualmente a elaborar o regulamento. “É por isso que estou a apontar para março para que a atividade possa ser implementada e publicitada”, refere.

Também para ajudar as famílias, a autarquia vai criar ainda bolsas para os alunos do ensino superior.

O anúncio foi feito depois de, no início desta semana, a autarquia ter entregue mais 12 incentivos à natalidade e à adoção. Os apoios foram atribuídos no valor total de 11.500 euros.

Paulo Marques lembra que este programa de incentivos “já tem alguns anos”. “Só por si não valerá muito, mas é sempre um sinal que nós damos para que as famílias possam permanecer e trabalhar aqui. É um pequeno incentivo entre outros que estamos a criar”, frisa.

Implementado pelo município no final de 2015, o programa de apoios à natalidade já soma um total de 141 incentivos pecuniários no valor de 112 mil euros.