Geral

27 de 11 de 2021, 08:50

Diário

De São Paulo para Viseu, a cidade igual às grandes cidades

Em Portugal, Rafael Beochi é consultor científico. Gosta que Viseu seja uma cidade pequena e que tenha serviços como as grandes cidades

Rafael Beolchi no mundo

A vida de Rafael Beochi mudou em plena pandemia. Há cerca de 1 ano e meio deixou a cidade de São Paulo, no Brasil, para assentar em terras de Viriato.

Natural de São Paulo, aos 45 anos, começou a pensar em trocar de continente quando surgiu uma “oportunidade de mudança” para exercer novas funções. É dentista, mas veio para Viseu trabalhar como “consultor científico de uma companhia de produtos odontológicos”, algo que já fazia na América Latina.

Em breves palavras, disse-nos que a “viagem” para uma nova cidade foi “um pouco dificultada, já que foi realizada no meio da pandemia. Ainda assim, mais tranquila do que tinha imaginado”, sublinhou.

Também a “adaptação tem sido muito fácil”, apesar de existirem diferenças culturais, algo que, a seu ver, não é “nada que possa ser configurado como um problema”.

Em Viseu, gosta da sensação que a cidade lhe transmite. “Pequena, mas com estrutura de serviços e compras comparáveis às das grandes cidades”, explicou, admitindo que sente falta de “uma ligação de comboio entre Viseu e Lisboa, ou entre Viseu e Porto”.

A ideia de voltar à sua terra já se desvaneceu na vontade de querer ficar até porque, segundo Rafael Beochi, “a integração e a adaptação foram muito rápidas” e “é de se admirar a hospitalidade do povo português”.

Com a chegada da pandemia de Covid-19 ficou em regime de teletrabalho, não sendo necessário parar por completo, “apenas alterar rotina”. Quanto ao sentiu, “medo não é a palavra, talvez apreensão nos momentos mais críticos”, frisou, esperando que “daqui em diante a situação permaneça melhorando”.

Perguntámos-lhe se por causa do novo coronavírus pensou em deixar Portugal. Deixou-nos apenas duas palavras: “pelo contrário”, concluiu.