Filipa Jesus

10 de 06 de 2021, 12:44

Diário

Depois das obras, o Morro de Alcácima em Tarouca vai abrir ao público

A intervenção envolve um investimento de cerca de 230 mil euros

 Morro de Alcácima tarouca

Fotógrafo: D.R. / Câmara de Tarouca

A Câmara Municipal de Tarouca vai abrir o Morro de Alcácima ao público no próximo sábado (12 de junho), depois da 2.ª fase de requalificação já estar concluída. A intervenção envolve um investimento de cerca de 230 mil euros, financiando em 85 por centro pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O presidente da Câmara de Tarouca, Valdemar Pereira, referiu que “os tempos de pandemia que atravessamos exigiram do executivo municipal uma reprogramação das atividades e eventos no sentido de priorizar a saúde e segurança de todos os cidadãos, e nesse sentido julgamos que a realização de eventos aglomeradores de multidões não são a opção acertada nesta fase. Neste propósito, é com tristeza que abdicaremos para já de uma merecida cerimónia de inauguração, realizando-se apenas um simples e simbólico ato de abertura oficial”.

Assim, “a Alcácima ganhou nova vida e toda a história e simbolismo que tem para os tarouquenses ganhou nova dignidade”, acrescentou.

A 1.ª fase de requalificação já foi completada em 2020, num investimento que se espera que seja “uma alavanca à reabilitação urbana daquela zona da cidade de Tarouca”, diz a autarquia em comunicado.