Geral

14 de 10 de 2021, 12:42

Diário

Dez jovens vigiam florestas de Castro Daire até novembro

Projeto quer educar, sensibilizar e consciencializar os jovens, a comunidade local e os visitantes para a adoção de comportamentos amigos do ambiente

voluntariado jovem floresta cdaire

Cerca de 10 jovens voluntários estão a partir deste mês de outubro a vigiar as florestas de Castro Daire.

O projeto “+ Natureza” está inserido no Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. O objetivo é reforçar a vigilância e preservação da natureza, florestas e ecossistemas, promovendo a valorização do rio Paiva e da Serra do Montemuro, entre outros locais.

Numa nota, o município de Castro Daire explica que o projeto visa “de uma forma lúdica e pedagógica” educar, sensibilizar e consciencializar os jovens, a comunidade local e os visitantes para que adotem comportamentos amigos do ambiente e boas práticas ambientais.

“Com este projeto o Município, além de promover a ocupação dos tempos livres dos nossos jovens e contribuir para o enriquecimento curricular dos mesmos, está a contribuir para a preservação e valorização do nosso ecossistema e sensibilização da população”, acrescenta o comunicado.

Os jovens voluntários receberam formação técnica, geral e específica, relativa às funções que se encontram a desempenhar, tendo sido distribuído a cada um o kit do voluntário.

A iniciativa termina em novembro.