Geral

22 de 07 de 2022, 14:40

Diário

É de São Pedro do Sul o melhor investigador português de matemática

Afonso Bandeira, professor na Suíça, recebeu esta semana o Prémio António Aniceto Monteiro, da Sociedade Portuguesa de Matemática

afonso bandeira

Fotógrafo: D.R.

Afonso Bandeira, natural de São Pedro do Sul, recebeu esta semana o Prémio António Aniceto Monteiro, que distingue trabalhos de investigação na área da matemática.

O investigador, de 34 anos, recebeu a distinção na passada quarta-feira (20 de julho), no Encontro Nacional de Matemática, que decorreu em Tomar.

O prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Matemática visa reconhecer e promover a excelência da investigação matemática nacional, galardoando um matemático com menos de 40 anos que se tenha distinguido por uma contribuição significativa para o desenvolvimento da disciplina.

Formado nas universidades de Coimbra e Princeton e com passagens por instituições como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, Afonso Bandeira é hoje professor do instituto ETH Zurich, na Suíça.

O matemático faz investigação na área de matemática da informação, combinando ferramentas de teoria da probabilidade, estatística teórica e otimização convexa.