Geral

10 de 07 de 2024, 12:34

Diário

Ecovia do Mondego com 40 quilómetros entre S. Comba Dão e Poiares

Percurso atravessa também os concelhos de Mortágua e Penacova. Inauguração é na próxima segunda-feira

Fotógrafo: D.R.

A Ecovia do Mondego vai ser inaugurada na próxima segunda-feira (15 de julho) com a cerimónia a decorrer em Santa Comba Dão. O percurso inclui 40 quilómetros (km) que atravessam também os concelhos de Mortágua, Penacova e Vila Nova de Poiares.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai inaugurar a pista às 09h00, na estação ferroviária de Santa Comba Dão. A iniciativa contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

“Este evento marca o culminar de um investimento conjunto da CIM Região de Coimbra e dos municípios de Santa Comba Dão, Mortágua, Penacova e Vila Nova de Poiares, proporcionando uma ligação ciclável de 40 km por estes concelhos, com o objetivo de valorizar o turismo no interior”, refere a entidade intermunicipal.

A nova ecovia promove a mobilidade suave e está conectada a outras vias cicláveis, nomeadamente a Ecopista do Dão (que liga Santa Comba Dão a Viseu), acompanhando o rio Mondego até Coimbra.

A obra foi anunciada em 2017 e entregue em 2020, com o prazo inicialmente previsto de conclusão para o final de 2021. O investimento rondou os cerca de 1,5 milhões de euros com o objetivo de valorizar o destino na área do “cycling & walking” (ciclismo e passeio).