Geral

06 de 12 de 2021, 19:19

Diário

Em Canas de Senhorim, alunos levam aquecedores para a escola

Ar condicionado está avariado desde setembro. Reparação custa três mil euros. Autarquia anunciou que vai colocar aquecedores nas salas de aula

Alunos no inverno na escola básica da feira em Canas de Senhorim

Fotógrafo: Igor Ferreira

Os alunos da Escola Primária da Feira, em Canas de Senhorim, concelho de Nelas, estão a levar aquecedores para a sala de aulas para não passarem frio. Desde o início do ano letivo que o ar condicionado não funciona e esta foi a forma que os pais encontraram para deixarem os seus filhos com mais conforto, numa altura em que as temperaturas estão a baixar ainda mais. A autarquia de Nelas anunciou que vai colocar aquecedores esta terça-feira.

O equipamento, recentemente instalado aquando das obras de requalificação da escola primária, avariou em junho por causa da trovoada e, de então para cá, não foi substituído. Em causa, um arranjo de três mil e 300 euros.
O caricato da situação começou por ser divulgado nas redes sociais. Um dos pais escreveu num “tweet” que esta segunda-feira o filho ia para a escola de aquecedor, depois de no fim de semana ter sido feito um apelo aos encarregados de educação.

Renato Oliveira, que tem um filho no segundo ano, lamenta que a situação esteja a prejudicar as crianças e diz tratar-se de uma “situação incompreensível”. “Estamos a falar de crianças, e também dos professores, que precisam de conforto para estar nas aulas. Não faz sentido estarem todos encasacados”, sublinha. Outro pai admite que os meninos começaram a queixar-se do frio, principalmente nas duas últimas semanas. “Sabemos que já houve conversas entre os representantes dos pais e a autarquia. Como houve uma alteração do poder político, este processo (de reparação do ar condicionado) teve um atraso”, esclarece.

“Isto é ridículo. Tem de haver responsabilidades”, atira, por outro lado, a avó de uma das cerca de 80 crianças que frequentam este estabelecimento de ensino.
Entretanto, o presidente da Câmara de Nelas, Joaquim Amaral, anunciou que a partir desta terça-feira vão ser colocados aquecedores na sala de aulas. “Estamos a falar de um equipamento escolar novo cujo ar condicionado ficou avariado. Naturalmente, que estamos a tratar do assunto com o empreiteiro. Mas, para solucionar o problema no imediato a autarquia já diligenciou esforços no sentido de haver aquecimento em todas as salas de aula”, assegura o autarca.

O Jornal do Centro tentou ainda entrar em contacto coma direção do Agrupamento de escolas, mas não foi possível por a mesma se encontrar em reuniões de avaliação.