Geral

20 de 12 de 2021, 14:16

Diário

Em S. Pedro do Sul, a geotermia é apontada como a nova oportunidade energética

Secretário de Estado Adjunto e da Energia disse que o seu potencial ainda não está a ser aproveitado como devia. João Galamba esteve na apresentação de livro nas Termas

geotermia galamba

O potencial da geotermia em Portugal ainda não está a ser aproveitado como devia, disse o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

As declarações foram proferidas em S. Pedro do Sul, onde o governante esteve na apresentação do livro “Avaliação do Potencial de Exploração dos Recursos Hidrominerais e Geotérmicos e da sua utilização para temperaturas superior a 25.º C”.

Na sua intervenção, João Galamba afirmou que a geotermia “é um potencial largamente inexplorado em Portugal”.

“Se formos ver fora das concessões, o não-aproveitamento é mesmo 100 por cento em todo o lado porque é pouco utilizado. (…) É um recurso que devemos explorar como todos os nossos recursos endógenos. Portugal tem a sorte de ter bastantes recursos de renováveis e nem todos os países os têm”, referiu.

O governante prometeu ainda ajudar na implementação da geotermia com a disponibilização de apoios. No entanto, reconheceu que não chegou a tempo de ser aprovado antes da dissolução do Parlamento um novo diploma que regularia a parte não-concessionária da produção desta energia, “nomeadamente com bombas de calor”.

“Não fomos a tempo de aprovar, mas fica pronto para o próximo Governo aprová-lo. O trabalho está feito e parece-nos importante, apesar de esse aproveitamento já existir. Portugal precisa de saber se está a reduzir consumos fósseis por consumos renováveis e, se não houver regulamentação, nem temos acesso à informação”, reconheceu.

Já o diretor-geral de Energia e Geologia, João Bernardo, defendeu a urgência de o país diversificar os recursos energéticos.

“Temos de recorrer e lançar a mão a outros recursos e os que fazem sentido são aqueles que estão no território e aqueles que já estão aproveitados. Portanto, quando temos situações como em S. Pedro do Sul em que os recursos estão a ser aproveitados para a balneoterapia e há a necessidade de arrefecer a água que é utilizada nos tratamentos e depois deitada fora, há um recurso que está a ser desperdiçado e que aqui faz mais sentido”, sustentou.

João Bernardo acrescentou que o potencial da geotermia “é muito mais vasto e vai muito além dos aproveitamentos mais óbvios”.

O livro “Avaliação do Potencial de Exploração dos Recursos Hidrominerais e Geotérmicos e da sua utilização para temperaturas superior a 25.º C” foi apresentado no auditório do Balneário Rainha D. Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul.

A obra apresentou os resultados dos estudos efetuados em 44 termas do país numa investigação que contou com a colaboração do Instituto Politécnico de Setúbal.