Geral

20 de 10 de 2021, 17:59

Diário

Goldman Sachs investe 200 milhões de euros na Constructel Visabeira

Presidente executivo do Grupo Visabeira classifica novo acionista como o "parceiro ideal". Empresa de Viseu assinou contrato de investimento

Visabeira

A Constructel Visabeira – uma empresa do Grupo Visabeira, sediado em Viseu – anunciou esta quarta-feira (20 de outubro) a assinatura de um contrato de investimento de 200 milhões de euros da Goldman Sachs Asset Management, uma subsidiária do banco global de investimento que vai passar a ser acionista minoritária da companhia.

Em comunicado, a administração explica que o investimento será utilizado “predominantemente para acelerar o crescimento orgânico e inorgânico, através de aquisições, apoiando a estratégia de expansão da empresa”.

A Constructel Visabeira diz que optou por receber o investimento da Goldman Sachs para apoiar a empresa na sua “próxima fase de crescimento”, mantendo a sua independência.

“A contínua migração para a tecnologia de fibra ótica, o foco acrescido das operadoras na implementação de redes 5G, soluções de IoT (internet of things), datacenters e a evolução das infraestruturas de rede de eletricidade e gás impulsionarão a procura adicional dos serviços da Constructel Visabeira nos principais mercados-alvo”, acrescenta a nota.

A empresa diz-se “líder no fornecimento de serviços nos sectores das telecomunicações e energia, com uma vasta experiência de mais de 40 anos” e presente em países como Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha e Estados Unidos.

A Constructel Visabeira lembra ainda que tem vindo a adquirir conhecimentos e experiência na conceção, engenharia, construção, manutenção e operação de infraestruturas de rede, tornando-se líder de mercado.

O presidente executivo (CEO) do Grupo Visabeira, Nuno Terras Marques, justificou o investimento da Goldman Sachs com “o alinhamento com os nossos objetivos estratégicos, a amplitude da sua plataforma internacional e a sua experiência no setor, que irá permitir-nos concretizar todo o nosso potencial”. "A Goldman Sachs tornou-se, rapidamente, no parceiro ideal para nós", acrescenta.

A equipa da Goldman Sachs Asset Management, liderada por Michele Titi-Cappelli, José Barreto, e Mihir Lal, acrescenta, por seu lado, que a Constructel Visabeira “está na vanguarda das macrotendências da transição digital, bem como da atual modernização da infraestrutura energética e da aposta nas energias renováveis”.

A firma de investimentos elogia ainda “a visão, capacidade de execução e inovação da equipa de gestão da Constructel”. “Estamos muito entusiasmados por apoiar um líder do setor nesta fase crítica de aceleração da sua trajetória de crescimento”, acrescenta.

A Constructel Visabeira acrescenta que este negócio terá de passar “com as habituais aprovações regulatórias de concorrência e investimento estrangeiro”.