Geral

24 de 11 de 2022, 16:26

Diário

Ensino superior chegou a Moimenta da Beira. Cerca de 40 alunos estão a ter aulas

Cerimónia solene ocorreu cerca de duas semanas depois do início das aulas

moimenta da beira curso superior

Fotógrafo: D.R./Câmara de Moimenta da Beira

A chegada do ensino superior a Moimenta da Beira foi assinalada ontem (quarta-feira, dia 23) numa cerimónia que decorre no agora Escola Superior Externato Infante D. Henrique. O evento solene de abertura dos cursos superiores do concelho decorreu cerca de duas semanas depois do início das aulas, no passado dia 11.

O antigo Externato Infante D. Henrique está a receber os cerca de 40 alunos dos cursos técnicos superiores profissionais de Informática Industrial e de Assessoria e Comunicação Organizacional numa iniciativa conjunta da autarquia local e do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

A aposta foi elogiada pelo presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, que frisou que o projeto era “ambicionado há décadas”. “Por isso, queremos muito que este primeiro ano possa ser um ano de continuidade e que o processo seja alargado a outras áreas de formação e transmissão de conhecimento. O ensino superior não tem que existir só em Viseu, Lisboa, Coimbra e Porto”, disse o autarca socialista.

Já o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, espera que os alunos de Moimenta continuem depois os seus estudos na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. “Este é o nosso objetivo, porque formar pessoas é naturalmente dar riqueza aos territórios, criar inovação, criar valor acrescentado”, frisou.

Miguel Ângelo Mota, Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, sublinhou o esforço coletivo feito em prol deste objetivo comum. "Nem tudo foi fácil, mas conseguimos", disse falando de um “dia histórico”.

Hugo Bondoso, vereador da Educação na Câmara de Moimenta da Beira, afirmou que “a semente está lançada, e agora o que se deseja é que o ensino superior em Moimenta da Beira venha a ser uma presença robusta, acreditando que o céu é o limite e muito mais e melhor poderá ser feito... e vai acontecer”.

O curso de Informática Industrial visa formar técnicos que possam criar sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial, aplicados aos setores industriais da região, enquanto o de Assessoria e Comunicação Organizacional pretende formar profissionais especializados nessas áreas, desenvolvendo tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão.