Geral

13 de 10 de 2021, 15:39

Diário

Escolas de Tondela recebem projetos para desenvolver a linguagem das crianças

Projetos “+ Saúde, + Sucesso” e “Laboratórios Vivos” estão a atuar nas escolas do concelho, em parceria com os agrupamentos locais e a CIM Viseu Dão Lafões

criança a brincar tondela

A Câmara de Tondela está a dinamizar dois projetos que estão a atuar nas escolas do concelho, em parceria com os agrupamentos locais e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Os projetos “+ Saúde, + Sucesso” e “Laboratórios Vivos”, também apoiados por fundos comunitários, retomaram a sua atividade neste ano letivo 2021/2022, atuando nos agrupamentos de escolas do concelho.

Segundo revela a autarquia de Tondela, o projeto “+ Saúde, + Sucesso” conta com a participação de duas terapeutas da fala, Ana Monteiro e Rita Matos.

O foco desta iniciativa tem sido na realização de “intervenções individuais especializadas, ações em grupo e atividades de capacitação de famílias, professores e demais intervenientes no contexto educativo”.

Ainda no âmbito deste projeto, foi feito um estudo sobre comportamentos alimentares e competências de fala-linguagem das crianças do ensino pré-escolar no concelho, mais propriamente sobre o conhecimento adquirido pelos pais.

Segundo os investigadores, o estudo mostrou a importância de associar simultaneamente temas sobre educação alimentar e fala-linguagem dirigidos aos pais, sendo que a capacitação dos pais e outros cuidadores pode aumentar a motivação para promover comportamentos alimentares saudáveis da criança.

Já o projeto “Laboratórios Vivos” conta com um formador de inglês, João Modesto, que, explica o município de Tondela, “dará resposta às dificuldades mais prementes dos alunos”, ajudando em colaboração com os professores das turmas “na aquisição e consolidação de conhecimentos, assim como no desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos” em sala de aula.

Além disso, o projeto também ambiciona dinamizar clubes e salas de conversação em inglês através de workshops de escrita e fala.

A Câmara de Tondela acrescenta que ambos os projetos privilegiam “o trabalho colaborativo com todos os agentes da comunidade”, pretendendo contribuir para a promoção do sucesso educativo e do bem-estar de todos os alunos do concelho.