Geral

07 de 10 de 2021, 15:47

Diário

Especialistas estudaram comportamentos alimentares e linguagem de crianças de Tondela

Estudo envolveu pais de crianças que frequentam o ensino pré-escolar em Tondela

estudo tondela

Um grupo de especialistas elaborou um estudo sobre comportamentos alimentares e competências de fala-linguagem das crianças do ensino pré-escolar em Tondela.

O texto foi publicado na revista internacional científica Nutrition & Food Science, tendo-se centrado no conhecimento percebido pelos pais sobre os comportamentos alimentares que influenciam as competências de fala-linguagem dos filhos.

Segundo a Câmara de Tondela, o estudo foi conduzido no âmbito do projeto “+ Saúde, + Sucesso – Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões” pela nutricionista Emília Rodrigues e pela terapeuta da fala Rita Matos, colaboradoras da Câmara de Tondela, e também pelos nutricionistas Goreti Botelho e Jorge Lameiras.

Segundo os investigadores, o estudo mostrou a importância de associar simultaneamente temas sobre educação alimentar e de fala-linguagem dirigidos aos pais, sendo que a capacitação dos pais e outros cuidadores “pode aumentar a sua motivação para promover comportamentos alimentares saudáveis da criança”.

Para o futuro, os especialistas defendem a extensão de intervenção interdisciplinar a outros estabelecimentos do ensino pré-escolar do concelho e também a nível regional e nacional.

“A sessão foi focada em hábitos alimentares saudáveis e comportamentos que podem melhorar ou prejudicar a competência de fala da criança. Por meio de um questionário autoaplicável, antes e imediatamente após a sessão, pais de 11 pré-escolas responderam a 12 questões”, explica a Câmara na nota.

De acordo com o estudo, as respostas ao questionário mostraram que os pais ficaram mais conscientes da relação entre as duas áreas abordadas.