Geral

11 de 06 de 2024, 19:00

Diário

Estação de Tratamento de Água que vai servir mais de metade da população de Sátão foi inaugurada

Infraestrutura orçada em cerca de 160 mil euros, tem uma capacidade de filtrar 80m3 de água, por hora

Fotógrafo: CM Sátão

Já foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Vouga, uma infraestrutura que vai servir mais de metade da população do concelho de Sátão. A cerimónia aconteceu esta terça-feira (11 de janeiro) e incluiu o descerrar da placa e uma visita guiada.

A infraestrutura está orçada em cerca de 160 mil euros e, segundo o munícipio, “tem uma capacidade de filtrar 80m3 de água, por hora, e vai servir 60% da população do concelho de Sátão, nomeadamente: Sátão, Rio de Moinhos, Avelal, Decermilo, Mioma e parte de Romãs e de São Miguel de Vila Boa”.

A autarquia refere que “tem feito todos os esforços para continuar a suprir as necessidades dos satenses nas diversas áreas” e que, no âmbito da água, “98% do concelho já é abastecido pela rede pública”.

“A qualidade da água vai ser certamente melhorada com a implementação desta importante infraestrutura”, acrescenta em comunicado.

Na cerimónia de inauguração, estiveram presentes o presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz, o presidente da Assembleia Municipal de Sátão, Paulo Santos, a diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão, Helena Castro e a delegada de Saúde do Concelho de Sátão, Joana Miranda. Marcaram ainda presença vários autarcas de Sátão e um grupo de discentes do 10.º ano, acompanhados pelos respetivos docentes.

A autarquia aproveitou ainda a cerimónia para lembrar "a necessidade de poupar água e de proteger o meio ambiente".