rio pavia viseu recinto feira de são mateus bom tempo foto genérica
appacdm viseu serra do crasto web
Pavilhão Multiusos Viseu 1
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » ETAR em Oliveira de Frades não funciona há três meses, denunciam Os Verdes

ETAR em Oliveira de Frades não funciona há três meses, denunciam Os Verdes

pub
 ETAR em Oliveira de Frades não funciona há três meses, denunciam Os Verdes - Jornal do Centro
07.06.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 ETAR em Oliveira de Frades não funciona há três meses, denunciam Os Verdes - Jornal do Centro
07.06.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 ETAR em Oliveira de Frades não funciona há três meses, denunciam Os Verdes - Jornal do Centro

A estação de tratamento de águas residuais (ETAR) da Zona Industrial/Sequeirô, em Oliveira de Frades, não funciona há cerca de três meses e os esgotos estão a ser descarregados para o rio Vouga. A denúncia é do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), que alerta que esta situação pode afetar a qualidade das águas da Barragem de Ribeiradio.

O partido questionou esta quarta-feira (7 de junho) o Ministério do Ambiente sobre a situação que, segundo os ecologistas, já não é única. De acordo com o partido, que esteve nas imediações da ETAR no passado sábado (dia 3) depois de ter recebido várias denúncias, as águas “estão a ser rejeitadas sem qualquer tratamento”.

“No local é percetível que efluentes recebidos nem sequer chegam a entrar na ETAR, sendo encaminhados diretamente para o rio Vouga, contribuindo para acentuar a poluição das águas da albufeira da barragem de Ribeiradio”, referem os ecologistas.

O PEV acrescenta que a situação se agravou nos últimos anos, nomeadamente em 2021 e 2022, após ter sido detetado um excesso de matéria orgânica nas águas da albufeira e o aparecimento de algas sobretudo na zona de Sejães, onde são rejeitados os efluentes das ETAR de Sequeirô e de Oliveira de Frades. Esta última estação está “envelhecida” e “apresenta grandes debilidades no tratamento das águas”.

Agora, o partido quer saber se o Ministério do Ambiente tem conhecimento da situação, porque é que a ETAR está sem funcionar e para quando volta a ser ativada. Os ecologistas também querem saber se estão previstas obras de requalificação e se a Agência Portuguesa do Ambiente tem vindo a realizar ações de monitorização “no sentido de verificar a qualidade e os parâmetros da água rejeitada”. Os Verdes querem também medidas para melhorar a qualidade das águas em Ribeiradio.

O PEV lembra que tem questionado a tutela sobre a ETAR de Sequeirô há doze anos. A infraestrutura trata de efluentes que representam o equivalente a 15 por cento da população do concelho de Oliveira de Frades. Além dos esgotos domésticos, a estação também trata de águas vindas da Zona Industrial do Vilarinho, a principal área industrial de Oliveira de Frades.

Os ecologistas lembram que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, Oliveira de Frades é um dos concelhos do país que apresenta piores indicadores ambientais na drenagem das águas e no tratamento das águas residuais, sendo que apenas 39% das habitações estão servidas pela rede de saneamento.

“A escassez da cobertura da rede de saneamento e as debilidades do tratamento das águas residuais constituem um atentado ambiental que compromete não só a biodiversidade e o equilíbrio ecossistema como também a própria qualidade de vida e saúde pública”, lamenta o PEV.

pub
 ETAR em Oliveira de Frades não funciona há três meses, denunciam Os Verdes - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 ETAR em Oliveira de Frades não funciona há três meses, denunciam Os Verdes - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar