Geral

23 de 05 de 2022, 11:41

Diário

Ex-autarca homenageado no feriado municipal de Mortágua

Dia do Município está agendado para esta quinta-feira. Afonso Abrantes vai ser homenageado na escola onde é patrono. Ex-presidente da Câmara morreu há cerca de um ano

AFONSO ABRANTES

Fotógrafo: DR

O concelho de Mortágua vai assinalar esta quinta-feira (26 de maio) o seu feriado municipal. O ponto mais alto das comemorações será a homenagem ao antigo presidente da Câmara, Afonso Abrantes, com o descerramento de uma placa com o seu nome na Escola Básica onde é patrono.

O antigo autarca morreu em agosto de 2021, aos 76 anos, tendo sido também deputado do PS na Assembleia da República, presidente da Assembleia Municipal e professor da Escola Secundária. Afonso Abrantes foi presidente da Câmara de Mortágua entre 1990 e 2013.

O atual presidente, Ricardo Pardal, reconhece que Afonso Abrantes é uma figura incontornável do concelho. “Foi uma pessoa extremamente importante e teve um papel importantíssimo em Mortágua e para os mortaguenses. Portanto, é justo que se lhe faça esta homenagem e vamos fazê-lo porque Mortágua quer”, diz.

A celebração do Dia do Município irá decorrer precisamente na Escola Básica Afonso Abrantes. “As cerimónias serão realizadas na Escola Básica a partir das 10h30, com a abertura de uma exposição de alunos”, revela Ricardo Pardal em declarações ao Jornal do Centro.

No feriado municipal, além de Afonso Abrantes, a Câmara irá ainda homenagear instituições e personalidades do concelho com as medalhas municipais.

A Casa do Benfica de Mortágua será distinguida “pelos serviços que presta ao nível da formação no desporto”, justifica Ricardo Pardal. O autarca frisa que o emblema tem contribuído para a igualdade de género no desporto, contando com uma equipa de futebol feminino e fazendo formação de futsal.

“Iremos também atribuir a Medalha de Mérito Municipal a Gualter Ângelo Mendes pelo papel que teve ao longo da sua vida no movimento associativo, nomeadamente nos Bombeiros e na Santa Casa da Misericórdia”, acrescenta o presidente da Câmara.

Mortágua tem uma população de 8.965 pessoas. Conhecido pela sua fileira florestal, é um dos concelhos situados mais a sul do distrito de Viseu, fazendo parte da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.