Geral

18 de 05 de 2021, 14:43

Diário

BE acusa a Câmara de Carregal do Sal de não limpar o Percurso Patrimonial de Chãs

Bloco de Esquerda acusa autarquia de não fazer a devida limpeza, que é feita pelos habitantes de Beijós

Percurso-Patrimonial-de-Chãs-csal

O Bloco de Esquerda (BE) acusa a Câmara de Carregal do Sal de não tratar devidamente o Percurso Patrimonial de Chãs, localizado na freguesia de Beijós.

Em comunicado, a concelhia bloquista diz que a limpeza do percurso, um dos poucos onde se pode percorrer exclusivamente a pé no concelho, “tem sido esquecida pela entidade responsável, a Câmara Municipal, e chega a estar com ervas e plantas de grande dimensão”.

“Quem tem feito este trabalho de corte e limpeza são vários residentes da freguesia, que cortam a erva com recurso à monda mecânica”, escreve o BE de Carregal do Sal.

Os bloquistas acrescentam que este caso “mostra um total desrespeito pelo património histórico e cultural do nosso concelho, mas também mostra pouca consideração pela freguesia de Beijós”.

O BE aponta para o facto de a situação no percurso de Chãs não ser única, “já que temos conhecimento do estado de outros percursos patrimoniais e não se aproximam, nem perto nem de longe, com o estado” daquela via.

O núcleo concelhio de Carregal do Sal entende ainda que esta situação demonstra “um claro sinal do esgotamento político do Partido Socialista, que governa os destinos do concelho, e tem-se dedicado nestes últimos tempos a guerras superficiais que não ajudam nada o desenvolvimento do Município”.

O Percurso Patrimonial de Chãs é, recorda o BE, “um dos poucos percursos do concelho que se pode fazer exclusivamente a pé” com um percurso circular de quatro quilómetros, “sem contar com os desvios para o parque de lazer, as gravuras da Póvoa da Pegada e o Outeiro do Calvário”, e vários monumentos e sítios dos períodos romano, medieval e tardo-medieval, estando integrado no roteiro dos museus e espaços museológicos da região Centro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.