Geral

24 de 11 de 2022, 15:32

Diário

Falta de professores do ensino especial preocupa Conselho Municipal de Educação

Câmara de Viseu recebeu pedidos para que contrate docentes em falta. Vereador da Educação diz que essa é uma competência da tutela

escola sala de aula v1 esviriato viseu

O Conselho Municipal de Educação de Viseu está preocupado com a falta de professores do ensino especial no concelho. A apreensão de pais, encarregados de educação e diretores de escolas foi manifestada na última reunião do conselho, que teve lugar na última quinta-feira (dia 17).

“Há um sentimento geral de que os alunos com necessidades especificas necessitam de mais professores de educação especial. Estes são insuficientes”, afirmou Pedro Ribeiro, vereador da Educação na reunião pública da Câmara de Viseu, que decorreu na manhã desta quinta-feira (dia 24).

No final da sessão, o autarca disse aos jornalistas que não sabe qual o número de docentes em falta.

“Mas sei que todos os agrupamentos de escolas se estão a queixar deste aspeto. Se queremos uma educação inclusiva, como o Governo a delineou, para que todos os alunos atinjam o seu máximo potencial, precisamos destes recursos, ou seja, precisamos de professores de educação especial que possam fazer as terapias adequadas aos alunos”, afirmou.

“[A falta destes professores] foi muito referida e é uma preocupação enorme dos diretores de todas as escolas e das associações de pais e encarregados de educação”, acrescentou.

Pedro Ribeiro revelou ainda que à Câmara já chegaram pedidos para que a autarquia contrate estes docentes que estão em carência. O vereador disse que esta é uma competência do Ministério da Educação.

Na reunião de Câmara, e na sequência do último Conselho Municipal de Educação, o autarca queixou-se ainda das reduzidas verbas transferidas pelo Estado no âmbito do transporte adaptado dos alunos com necessidades específicas.

“O que nos é transferido é menos de metade do que estamos a suportar uma vez que há um aumento do número de alunos com necessidades especificas, do número de rotas e o dos combustíveis”, realçou.

Pedro Ribeiro revelou ainda que este novo ano letivo o concelho tem mais 400 alunos face ao ano passado.