Geral

24 de 05 de 2023, 15:18

Diário

Famílias de Armamar recebem equipamentos para tratar dos restos do lixo

Câmara Municipal vai distribuir 100 baldes e outros tantos compostores domésticos. Projeto piloto arranca na freguesia de Armamar, mas o objetivo é chegar a todo o concelho

compostagem lixo genérico

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Armamar vai lançar um projeto piloto de compostagem doméstica na freguesia-sede do concelho. A autarquia anunciou que vai distribuir 100 baldes e outros tantos compostores domésticos, atribuídos através de um sorteio.

“Esta iniciativa segue na linha das políticas que vêm sendo implementadas pela autarquia, com enfoque na defesa do meio ambiente e na promoção de hábitos e estilo de vida sustentável”, explica o município. O objetivo é sensibilizar a população para a separação e reciclagem na origem dos resíduos biológicos produzidos em casa.

A fase inicial está circunscrita à freguesia de Armamar, mas a Câmara ambiciona estender o projeto às restantes localidades do concelho. O projeto contempla ainda a distribuição de um compostor de maiores dimensões por cada freguesia.

Os interessados devem residir em casas com espaço exterior para poderem inscrever-se nos serviços da Câmara Municipal, fazendo-se acompanhar da fatura de água mais recente para fazer prova da residência na freguesia.

Descrita como um processo amigo do ambiente, a compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica (folhas verdes, restos e cascas de frutas, hortaliças, caruma, restos de frutos secos, cascas de batata, entre outros) por ação de microrganismos na presença de oxigénio.

Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos) cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico.