Geral

16 de 03 de 2023, 19:10

Diário

Famílias de Moimenta da Beira recebem cheques de natalidade

Câmara gastou 220 mil euros na entrega de cheques-prenda pelo nascimento ou adoção de crianças no concelho. Vales foram dados esta quinta-feira

entrega incentivos moimenta da beria

Fotógrafo: Câmara de Moimenta da Beira

A Câmara de Moimenta da Beira entregou esta quinta-feira (16 de março) os primeiros vales de incentivo à natalidade. O executivo presidido por Paulo Figueiredo (PS) entregou 55 subsídios a famílias do concelho, no valor de 1.500 euros cada.

Os incentivos referiram-se aos bebés nascidos e crianças adotadas no concelho durante o último ano.

Segundo a autarquia, que investiu um total de 220 mil euros, as famílias terão também direito ao reembolso de despesas efetuadas no concelho, no valor de 2.500 euros, através de 'vouchers' de comparticipação dos gastos na creche, consultas médicas, medicação, artigos de higiene, puericultura, alimentação, vestuário e calçado.

O programa "Apoio à Natalidade e Adoção" é “uma nova política social de incentivo ao crescimento e à dinâmica demográfica, que visa fomentar a natalidade, a economia e a qualidade de vida dos munícipes” com vista a fixar pessoas e famílias no concelho, refere a Câmara em comunicado.

A cerimónia de entrega dos 'cheques-prenda' realizou-se no Auditório Municipal Padre Bento da Guia.

"Estamos a concretizar um dos mais nobres objetivos políticos a que nos propusemos. Sem pessoas, sem gente no nosso território, não há progresso nem dinâmicas sociais e económicas em desenvolvimento. As crianças são o nosso maior ativo, são o nosso futuro, e creio que esta medida de apoio à natalidade e à adoção pode inverter a tendência de desertificação e envelhecimento tão dramática neste nosso interior, que perdeu 25% da sua população nos últimos 40 anos. É uma medida catalisadora e motivadora que terá efeitos positivos", disse Paulo Figueiredo no evento.

"A Câmara Municipal está a fazer, e muito bem, o que o Serviço Nacional de Saúde ainda não pode fazer, por exemplo, apoiando as famílias nas despesas com crescimento dos filhos, na vacinação que é cara e não é comparticipada, e em outras tantas áreas sociais", acrescentou Elisa Bento da Guia, médica e coordenadora do Serviço de Urgência Básica local.

O apoio à natalidade e à adoção destina-se às crianças nascidas ou adotadas e que sejam registadas como naturais de Moimenta da Beira.

Os candidatos devem manter-se recenseados no concelho pelo período de 10 anos consecutivos e o apoio é concedido até ao terceiro filho. As candidaturas podem ser feitas no Balcão Único dos Paços do Concelho.