Geral

03 de 05 de 2022, 11:40

Diário

Famílias de V. N. Paiva recebem novos incentivos à natalidade

Câmara entregou, na última segunda-feira, dez novos apoios de incentivo à natalidade e adoção

natalidade vnpaiva 05 2022

Fotógrafo: D.R./Câmara de Vila Nova de Paiva

A Câmara de Vila Nova de Paiva entregou, na segunda-feira (2 de maio), dez novos apoios de incentivo à natalidade e adoção. Ao todo, a autarquia atribuiu 9.500 euros em subsídios, dos quais metade foram já entregues.

A restante metade será entregue posteriormente “mediante a apresentação de faturas que comprovem os gastos realizados com o bebé, no âmbito da alimentação, cuidados de saúde, higiene, vestuário, produtos de puericultura, medicamentos não comparticipados, entre outros”, lembra o executivo municipal.

A sessão de entrega de apoio às dez famílias contempladas decorreu no salão nobre da Câmara, com o presidente do Município, Paulo Marques, e a adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência, Miriana Alves.

Desde a sua implementação no final de 2015, o programa de incentivos da autarquia de Vila Nova de Paiva soma 151 apoios entregues às famílias do concelho, num total de 121.500 euros.

Em dezembro do ano passado, a autarquia já tinha atribuído outros 12 incentivos à natalidade e à adoção. Os apoios foram atribuídos no valor total de 11.500 euros.

A Câmara tem implementado também outras medidas de apoio às famílias, incluindo a gratuitidade das creches para crianças até aos três anos, uma medida que vai entrar em vigor ainda este ano.

“Vamos oferecer creche gratuita a todas as crianças. Já temos o regulamento em discussão pública e estamos a contar que no fim de junho esteja tudo tratado para avançarmos com a medida”, lembrou o presidente da Câmara, Paulo Marques.

O número de crianças não está ainda contabilizado, uma vez que o presidente da Câmara acredita que “vai haver muito mais crianças a frequentar a creche, a partir do momento em que ela for gratuita e, por isso, não é fácil saber ainda qual o impacto da medida”.

Ainda assim, apontou para “um investimento por parte da Câmara Municipal de 35.000 a 40.000 euros, mas tudo vai depender do número de crianças, como do apoio que o Estado vai fazer creche gratuita para algumas situações e, portanto, é um número muito variável”.

É uma medida que, no seu entender, “terá mais impacto agora e que com o tempo se vai amenizar, porque o Estado vai avançar com essa medida” e, a título de exemplo, referiu os livros escolares no primeiro ciclo, que a autarquia pagava e “deixou de ter essa despesa, porque o Estado os garantiu”.

“As crianças têm direito a estar numa creche, apesar de não ser um ciclo educativo”, mas “são sempre experiências boas para as crianças até para quando chegam ao pré-escolar”, sustentou Paulo Marques.

Trata-se também de “uma medida muito pensada para os pais trabalhadores, embora não seja só para eles, mas é muito a pensar neles, porque os apoios à natalidade têm de ser pensados, acima de tudo, em quem trabalha para que tenham condições de aqui estarem”, sublinhou.

Neste sentido, o autarca disse que, “a partir de agora há também a garantia de todas as crianças terem onde ficar durante todas as interrupções letivas, que era um dos grandes problemas dos pais trabalhadores”.

“Esta é uma medida que também não existia e que dá muita segurança aos pais e é todo um conjunto de medidas que queremos apresentar às famílias para que elas se fixem no nosso concelho que está cada vez mais desertificado”, notou.

Paulo Marques assumiu que “a desertificação é um dos grandes problemas” de Vila Nova de Paiva e dos concelhos à volta, assim como a quebra brutal da natalidade que também se regista no próprio país e, por isso, são necessárias medidas”.