Geral

17 de 06 de 2022, 09:30

Diário

Feira da Bôla regressa a Lamego dois anos depois da pandemia

Além de uma das principais iguarias do concelho, o certame também irá promover o espumante e a gastronomia local. Iguaria tem mais de 800 anos de história

bôla lamego

Fotógrafo: D.R.

A cidade de Lamego acolhe, a partir desta sexta-feira (17 de junho), a 12.ª edição da Feira da Bôla. O evento vai decorrer durante este fim de semana com o objetivo de promover uma das principais iguarias do concelho e também o espumante e a gastronomia local.

Vários produtores já confirmaram a presença no certame. O vereador das Atividades Económicas na autarquia local, José Pinto, espera que o evento “tenha o sucesso que alcançou durante as outras edições”, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, e que “a retoma seja muito participada”.

“A feira será aberta nesta sexta-feira pelas 17h00 e vão estar presentes produtores e a Confraria do Espumante, porque associamos quase sempre a bôla ao espumante, e teremos também uma animação musical durante o final do dia à sexta-feira e ao sábado para que quem nos visita possa sentir-se confortável”, acrescenta.

José Pinto destaca também a importância gastronómica da bôla, que começou a ser reconhecida em princípios do século XIX mas cuja origem remonta há mais de 800 anos.

“Conta-se a história de que a bôla teve início talvez nas Cortes de Lamego, em 1139, quando D. Afonso Henriques foi aclamado rei de Portugal. Veio tanta gente à cidade que não havia comida”, conta o vereador.

Perante isto, a falta de comida foi resolvida juntando o trigo e a carne, criando a bôla, “que é hoje uma iguaria local, regional e nacional”.

“Cá esperamos por todos os visitantes que queiram vir a Lamego que, com agrado, os receberemos e serviremos bôla e espumante, que são dois produtos de excelência da nossa região”, remata José Pinto.

A receita da bôla manteve-se até hoje, sendo agora confecionada em pastelarias, antigas tabernas e casas de habitantes de Lamego e apreciada como merenda ou aperitivos em jantares de festa e sobretudo na noite de São João.