Geral

09 de 02 de 2022, 11:53

Diário

Feira do Pastor e do Queijo regressa com público e mais produtores

Certame decorre a 6 de março em Penalva do Castelo, com cerca de 40 expositores. Produtores dizem que há queijo com qualidade para escoar na feira

queijo serra da estrela 2

A Feira do Pastor e do Queijo, em Penalva do Castelo, vai regressar ao formato tradicional este ano com mais expositores e mais público.

O evento vai decorrer a 6 de março, depois de a Câmara ter reagendado a iniciativa por causa da pandemia. O certame estava agendado para este fim de semana.

O presidente da Câmara, Francisco Carvalho, justifica o adiamento com “um aumento dos surtos de Covid-19” no concelho.

“Tínhamos marcado para 13 de fevereiro e, como os especialistas nos avisaram que o pico máximo iria acontecer este fim de semana, reagendámos para outro dia”, diz.

No ano passado, realizou-se apenas “uma mini-feira”, refere o autarca, “para tentar escoar o produto e ajudar os agricultores e os produtores do queijo”.

Este ano, a Feira do Pastor e do Queijo regressa nos moldes tradicionais. Francisco Carvalho garante que o evento vai contar com “cerca de 30 a 40 stands de expositores” e a presença de um programa de televisão “para dar uma cobertura e visibilidade maior para todo o mundo”.

A feira decorrerá numa altura em que a seca tem atingido os produtores da região. O presidente da Câmara de Penalva do Castelo acrescenta que esta situação “é bem patente” e tem preocupado o setor.

Mesmo assim, garante o autarca, os produtores dizem que “há queijo em quantidade e com qualidade assegurada para o evento”.

Além do queijo Serra da Estrela, a feira também trará produtos endógenos típicos como fumeiros, vinhos e a maçã Bravo de Esmolfe.