Geral

19 de 08 de 2022, 17:50

Diário

Feira do Vinho do Dão regressa a Nelas de 1 a 4 de setembro

Certame vai para a 31.ª edição. Cabeças de cartaz são Ana Bacalhau, Gisela João e Mara Pedro

feira do vinho do dão nelas arquivo repetido

Fotógrafo: Foto de arquivo

A Feira do Vinho do Dão vai regressar para a sua 31.ª edição de 1 a 4 de setembro, em Nelas. O evento, que atrai produtores, enólogos e curiosos em torno do vinho da região, vai contar com dezenas de participantes do setor vinícola.

Para além do vinho, também vai haver gastronomia, cultura e concertos como Ana Bacalhau (2 de setembro), Gisela João (3 de setembro) e Mara Pedro (4 de setembro) no Largo do Município.

Segundo a Câmara Municipal, que organiza a feira, o evento “continua a potenciar a posição estratégica de Nelas, bem no centro da região demarcada do Dão”.

“Ao longo dos anos, a feira tem acumulado êxitos sucessivos, que já lhe granjearam uma invejável posição no contexto da região e mesmo nacional, contando com milhares de visitantes por ano”, explica.

A 1 de setembro, os vinhos vão estar à prova no Concurso Feira do Vinho do Dão, que vai decorrer este ano na Casa dos Tavares a partir das 9h30, com o objetivo de “fomentar o espírito de competição saudável entre todos e celebrar a qualidade dos vinhos do Dão, levando a que sejam apresentados ao público mais e melhores vinhos”.

No dia 2, a feira abre as portas com a sessão de atribuição dos prémios do concurso e uma homenagem aos jovens enólogos com menos de 35 anos que participam no certame, numa iniciativa agendada para as 16h30 no Edifício Multiusos. Às 20h00, a companhia Teatro Hábitos apresenta-se com o seu espetáculo de teatro de rua e arte circense, que repete no dia 4 às 20h30.

Ainda no dia 2 de setembro vai ter lugar o passeio “À Descoberta do Dão”, agendado para as 9h30 com passagens por Santar e Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão. Já no dia 3 vai haver um outro passeio, intitulado de “Histórias e Estórias do Coração do Dão”, a partir das 9h30, que inclui visitas não só ao Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão bem como à Casa dos Tavares e à Estátua ao Escanção.

A organização promete também “uma agenda completa de animação musical” com concertos, espetáculos de jazz, música tradicional portuguesa, sunset e um espaço “After Hours”. No cartaz, estão previstos espetáculos do ilusionista Zé Mágico, dos DJ’s Wilson Honrado e Gryzzler, do Grupo de Danças e Cantares Regionais “Os Santarenses”, do Rancho Folclórico “Rosas do Mondego” de Vale de Madeiros e do Rancho Folclórico de Vilar Seco.

Entre outras atrações, o programa inclui a realização da Maratona BTT Dão Nelas (9h00 do dia 4 com concentração no Estádio Municipal) e de dois passeios de carros antigos: o Coração do Dão (15h00) e o MK-Klassicos (concentração no Largo do Município e receção dos grupos no Auditório do Edifício Multiusos às 16h30).

Os stands de dezenas de produtores de vinho do Dão vão ficar frente aos paços do concelho, no centro de Nelas. Além do espaço de exposição, a Feira vai contar também com exposições de artesanato e produtos regionais, além de máquinas e equipamentos do setor vitivinícola, sendo que, ao todo, vão estar presentes cerca de uma centena de expositores.

O recinto também terá sessões de showcooking, com cozinha ao vivo para miúdos e graúdos, um espaço dedicado aos mais novos e uma praça de alimentação, situada no Mercado Municipal, além de workshops relacionados com o queijo Serra da Estrela, mel, azeite, pão e outras iguarias. Quanto à animação infantil, estão previstas pinturas faciais, insufláveis e sessões de contos.

Arruadas, convívios, passeios, animação de rua, atuações de ranchos folclóricos e fanfarras, encontros e seminários dedicados a temáticas relacionadas com o vinho e a região são outras das iniciativas agendadas.

A feira vai estar aberta das 16h30 às 23h00 no dia 2 de setembro e das 10h30 às 23h00 nos dias 3 e 4, enquanto a praça de alimentação abre às 19h00 no dia 2 e às 12h00 nos dois últimos dias.