Geral

11 de 05 de 2022, 15:41

Diário

Mais de 100 produtores no Festival da Cereja de Resende

Organização revelou programação do evento, que, além da cereja, também vai contar com animação de rua, concertos, animação infantil e produtos locais

resende cereja

As cerejas vão ser recebidas em festa em Resende nos próximos dias 28 e 29 de maio e 4 e 5 de junho.

A Câmara Municipal divulgou a programação do vigésimo Festival da Cereja, que vai reunir mais de 100 produtores do fruto que carateriza a economia local do concelho. Mas, além da cereja, também vai haver animação de rua, concertos, animação infantil e produtos locais, como artesanato, vinhos, licores, compotas e as cavacas.

O evento vai regressar numa altura em que a apanha já arrancou, com uma semana de atraso, devido ao frio. A produção deverá cair este ano, mas, em compensação, a cereja terá mais qualidade, segundo afirmam os produtores.

O Festival começa a 28 de maio, com o destaque para a transmissão do programa "Aqui Portugal" da RTP, que vai estar em direto do certame. No dia 29, vão atuar a partir das 15h00 os Sons do Minho e, a 4 de junho, tocam à noite a Academia de Música de Resende e a banda Magma, além de decorrer a abertura da exposição de carros do Campeonato Nacional de Montanha.

No dia 5 de junho, o Festival da Cereja celebra o Dia da Criança (assinalado no dia 1) com um espetáculo infantil que traz o Ruca, a partir das 15h00. A feira será encerrada às 18h30. A venda de cereja vai prolongar-se durante todos os fins de semana e feriados de junho. No ano passado, o evento decorreu num formato misto, online e também por venda presencial aos fins de semana e feriados.

A Câmara de Resende lembra que o Festival já tem 20 anos de história, tendo sido realizado pela primeira vez em 2002. O evento tem-se afirmando, desde então, como “o maior evento dedicado” à cereja, a primeira a ser colhida em toda a Europa.

“Os consumidores de todo o país aguardam com grande expetativa a chegada das cerejas de Resende ao mercado, pois são conhecidas pelo seu maravilhoso aspeto, com uma epiderme vermelha bem pronunciada, pela crocância e, principalmente, pelo seu sabor doce conferido pelas condições de um clima quente e pelas características do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras do rio, que permite a maturação precoce deste fruto que é o ex-libris do concelho”, recorda a autarquia organizadora.