Geral

25 de 05 de 2023, 15:39

Diário

Festival da Primavera quer ajudar comércio tradicional de Tondela

Evento entra na segunda edição entre os dias 7 e 11 de junho. Carolina de Deus, Luís Trigacheiro, Fernando Tordo, Márcia e Mafalda Veiga são os cabeças de cartaz do festival que terá quatro palcos em três locais da cidade

apresentação primavera festival tondela

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Tondela

O Festival da Primavera de Tondela vai este ano alargar-se a vários espaços da cidade, com o objetivo de alavancar o comércio tradicional, anunciou esta quinta-feira (25 de maio) a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges.

“Queremos deixar uma mensagem muito forte aos nossos comerciantes, uma mensagem de solidariedade, de ligação, de apreço, de empenho e de estímulo para com a sua atividade”, afirmou a autarca durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorrerá entre 7 e 11 de junho.

Na sua primeira edição, realizada no ano passado, o Festival da Primavera ficou circunscrito ao Parque Urbano, mas este ano estender-se-á ao Largo Anselmo Ferraz de Carvalho e ao Largo do Comércio, locais de origem do comércio tradicional de Tondela.

A autarca prometeu surpresas ao nível da decoração que, além dos elementos alusivos à primavera, também terá corações, simbolizando a solidariedade para com o comércio tradicional.

O coração será o ícone de relações que o executivo espera “que sejam cada vez mais frutuosas, intensas, não só através deste festival, mas também de outros projetos” que tem desenvolvido.

Os comerciantes foram estimulados a terem os seus espaços abertos até mais tarde e a decorarem-nos com a inspiração do tema da primavera.

O cartaz do festival inclui Carolina de Deus, Luís Trigacheiro, Fernando Tordo, Márcia e Mafalda Veiga, Tricôt, Quarteto Fado & Jazz e os DJ Jay Lion e Miguel Simões, que se distribuirão por quatro palcos (dois no Parque Urbano, um no Largo Anselmo Ferraz de Carvalho e outro no Largo do Comércio).

A vereadora Vera Machado avançou que em 2022 se deu a “incubação” do festival da Primavera, mas que este é um projeto que continuará a crescer e a consolidar-se.

“O executivo gostaria de chegar aqui hoje com um projeto de larga escala, com uma implementação total na cidade, mas o rigor da gestão e das opções faz com que cada passo tenha que ser dado de cada vez, de forma consistente e sustentável”, afirmou aos jornalistas.

Carla Antunes Borges sublinhou que, com este evento, a câmara pretende “reforçar uma matriz de uma organização de desenvolvimento sustentável, que prima por uma sustentabilidade social, económica e ambiental”.

“Tudo o que é iluminação decorativa vai ser elaborada através de materiais que foram criados com a reutilização de matérias-primas e com a sua reciclagem”, explicou.

Essa preocupação com o ambiente também foi tida em conta nos elementos decorativos que estarão espalhados por vários locais da cidade: em bancos, árvores e espaços verdes.

“Também queremos que seja um evento sustentável do ponto de vista social”, frisou a autarca, acrescentando que o programa é “amigo das famílias” e que integra vários apontamentos que permitem a participação de pais e filhos.