Geral

20 de 05 de 2022, 16:42

Diário

Festival da Truta regressa a Vila Nova de Paiva

Evento volta a realizar-se no concelho, em junho. A praia fluvial de Fráguas vai receber várias atividades, além de tasquinhas, convívios e animação

truta

Fotógrafo: D.R.

A praia fluvial de Fráguas, em Vila Nova de Paiva, será o palco da nona edição do Festival da Truta, que vai decorrer de 2 a 5 de junho. O evento não se realizou durante a pandemia e agora regressa depois da última edição, em 2019.

O evento vai contar com ações de sensibilização, feira de produtos regionais e artesanato, restaurantes, tasquinhas, atividades seniores, uma mostra gastronómica e ainda alguma animação.

Segundo a Câmara Municipal, o Festival da Truta “pretende, uma vez mais, realçar todo o potencial da truta do rio Paiva como um dos ex-libris do concelho, com um excelente aproveitamento turístico e gastronómico”.

O programa vai abrir com ações de sensibilização sobre a preservação dos rios e das suas espécies, com o apoio da Escola Superior Agrária de Viseu e do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

O festival terá o repovoamento dos rios do concelho como um dos momentos mais altos da agenda, com a participação dos clubes de caça e pesca, das juntas de freguesia e do Agrupamento de Escolas.

A 4 de junho, a solidariedade vai estar em destaque com a caminhada “Todos Por Todos”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, cujo valor das inscrições reverte para a instituição. No dia 5, o dia vai começar com um convívio de pesca nas charcas de Vale de Cavalos e de Vila Cova à Coelheira, seguido da feira com produtos regionais e artesanato e de atividades de desporto para os mais idosos.

Outra das atividades previstas é a oficina Kokedamas – Jardins Suspensos, que pretende ensinar sobre como se fazem bolas de musgo, usadas para cultivar diferentes espécies de plantas, de forma manual.

A animação musical também marca presença com a atuação do grupo Family Music e do Ruizinho de Penacova. A par do nono Festival da Truta, decorre nos restaurantes aderentes do concelho, de 3 a 5 de junho, a Mostra Gastronómica dedicada à truta.

As inscrições para a ocupação dos espaços de venda de produtos gastronómicos e de artesanato já estão abertas e decorrem até 28 de maio ou até ser atingido o número máximo de participantes.