Geral

19 de 09 de 2023, 16:40

Diário

Tondela: FICTON aumenta receitas numa edição que atraiu 35 mil pessoas

Festas do concelho tiveram a maior afluência no dia do feriado municipal. Câmara fez balanço da 29.ª edição esta terça-feira, após o encerramento do certame

Fotógrafo: Câmara de Tondela

A Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON) atraiu mais de 35 mil pessoas na 29.ª edição, que terminou na segunda-feira (18 de setembro).

O balanço foi feito pela Câmara local, que revelou que o feriado municipal, com a atuação de Nininho Vaz Maia no passado sábado (dia 16), foi o dia de maior afluência com 13 mil pessoas e nem a chuva demoveu os visitantes de passaram por Tondela. Tony Carreira (que encerrou o FICTON na segunda-feira), D.A.M.A., ProfJam e Ágata foram os outros cabeças de cartaz.

Na conferência de imprensa realizada esta terça-feira (dia 19), a presidente Carla Antunes Borges referiu que a mudança de local para a feira semanal foi “uma aposta ganha” e mostrou-se satisfeita com a afluência deste ano.

“Os comentários que fomos recebendo ao longo dos cinco dias do evento foram extremamente positivos por parte de toda a população”, realçou a presidente da Câmara, garantindo que o espaço da feira semanal será o “local ideal” para as próximas edições da FICTON.

A autarca apontou como aspetos positivos a melhoria das condições de segurança no recinto, o facto de o evento ser para toda a família e o aumento do número de stands ligados ao artesanato e ao setor automóvel. Destacou também a criação de novos espaços como o fraldário, a zona para os cidadãos com mobilidade reduzida poderem assistir aos espetáculos em frente ao público, o reforço das casas de banho e a sinalética instalada no recinto.

“Também foi muito positiva a questão das bilheteiras. Não tivemos qualquer tipo de constrangimento na entrada e na venda de bilhetes”, acrescentou.

Para as próximas edições, Carla Antunes Borges já traçou algumas prioridades como a colocação de mais sanitários junto à zona de espetáculos e o aumento do espaço nas zonas das tasquinhas e das traseiras dos bares.

A apresentação dos números coube à vereadora com o pelouro dos eventos na autarquia, Vera Machado, que adiantou que em média por dia passaram pelo recinto da FICTON sete mil pessoas. “Este número diz bem da escala e capacidade que o evento ganhou porque este número de pessoas não seria possível acomodar no espaço antigo [junto ao Pavilhão Municipal]”, considerou.

A FICTON teve maiores receitas e despesas este ano. O evento faturou cerca de 130 mil euros e gastou 450 mil euros. Números que são superiores em comparação com o ano passado, em que houve receitas de 72 mil euros e despesas de 380 mil euros. O aumento dos custos é justificado pela mudança do local do certame, disse Vera Machado.

A vereadora revelou ainda que as receitas ganhas este ano dão “para pagar todo o cartaz e todos os artistas”. “Acho que é um saldo muito positivo. Conseguimos fazer quase com o mesmo uma coisa muito melhor e, portanto, estamos num bom caminho”, argumentou aos jornalistas.

A sustentabilidade também foi uma das apostas da FICTON este ano. Segundo a autarquia de Tondela, os copos reutilizáveis permitiram com que cerca de 50 mil copos plásticos não tenham sido encaminhados para a reciclagem. A aposta em iluminação LED permitiu também reduzir a pegada ecológica.

“O caminho é para a sustentabilidade não só ambiental, energética, mas também financeira. Há aqui um potencial enorme de busca de receita. Este ano não exploramos a questão dos patrocinadores e há aqui um potencial enorme que vamos trabalhar num novo regulamento”, salientou Vera Machado.

Este ano, a FICTON contou com mais de 80 expositores, entre stands de empresas, associações, artesãos e produtores locais. As tasquinhas de comes e bebes foram exploradas por nove coletividades de Tondela e os 16 bares também foram da responsabilidade de outras tantas associações do concelho.

Segundo a Câmara, ao longo dos cinco dias do certame, houve mais de 24 horas de música em 19 concertos. Pelos dois palcos da FICTON passaram 11 grupos com músicos locais. Ao todo, foram realizadas mais de 30 atividades.

Entretanto, depois do encerramento das festas do concelho, já começaram as desmontagens das estruturas da FICTON, num trabalho que deverá estar concluído na próxima semana, antevê a Câmara de Tondela. A feira semanal volta ao espaço habitual no próximo dia 2 de outubro, devendo ser reorganizada para ir ao encontro das expetativas dos feirantes.