A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Câmara de Viseu foi alvo de uma fraude informática que envolveu o pagamento de duas faturas de energia no valor de quase 600 mil euros para uma conta cujo destinatário é desconhecido, anunciou esta quinta-feira o presidente da autarquia.
Segundo o autarca, a queixa foi apresentada na Polícia Judiciária e a Câmara já está a rever procedimentos para evitar situações futuras.
“Tenho de anunciar a fraude de que o SMAS foi vítima e que tem a ver com a aquisição de energia e o pagamento de duas faturas. Recebemos um e-mail que supostamente era da empresa [fornecedora de energia] que tinha um IBAN e que por acaso até do banco com que trabalhamos”, começou por explicar Fernando Ruas. Contou ainda que foi possível travar a tempo o segundo pagamento no valor de 172 mil euros e que tem esperança de rever algum dinheiro do primeiro pagamento no valor de cerca de 380 mil euros.
A fraude acabou por ser descoberta porque a empresa estava com insistência a pedir o pagamento.
Foi então que a autarquia resolveu apresentar queixa nas autoridades e reunir de imediato os serviços. “Reunimos logo com a informática, mas não há indicações de que tenhamos sido alvo de um ataque informático ou acesso indevido a dados”, disse.
O presidente da Câmara anunciou ainda que foram também já tomadas medidas para alteração de procedimentos, nomeadamente com a verificação de contas e destinatários.
Segundo o autarca de Viseu, o IBAN está ligado a uma conta no estrangeiro e sabe-se que um particular também já foi alvo do mesmo esquema. As contas foram imediatamente suspensas pelo banco.