Geral

21 de 06 de 2022, 09:30

Diário

Gabinete de apoio já ajudou milhares de agricultores em Mangualde

Autarquia fez balanço do trabalho do gabinete, que abriu há 12 anos

apoio agricultor mangualde

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mangualde

Milhares de agricultores receberam apoio em Mangualde nos últimos anos, através do Gabinete de Apoio ao Agricultor (GAA). Só este ano, a valência da Câmara registou 800 candidaturas ao Pedido Único para o pagamento das ajudas da Política Agrícola Comum.

O GAA nasceu em 2010 e, desde então, já prestou apoio a milhares de agricultores de todas as freguesias do concelho e dos municípios vizinhos.

O presidente da Câmara, Marco Almeida, destaca o trabalho desenvolvido em prol dos agricultores do concelho. “Iremos continuar a apostar neste trabalho de proximidade, em prol do desenvolvimento do território, reconhecendo a importância da produção local, designadamente o setor primário, que queremos continuar a potenciar e valorizar”, afirma.

O serviço, diz a autarquia, “traz benefícios aos agricultores, para além de ajudar a captar investimento para o concelho”. “Nos últimos cinco anos, o GAA teve um grande crescimento, passando de 560 candidaturas ao Pedido Único em 2017, para 800 candidaturas ao Pedido Único em 2022, tendo um crescimento de 30%, nestes cinco anos”, enaltece.

Além do elevado número de candidaturas efetuadas ao Pedido Único, o gabinete também fez milhares de atendimentos e entregou centenas de guias de movimentação de animais.

A autarquia acrescenta que, com o reforço da equipa técnica, os serviços “adquiriram novas aptidões, permitindo aos agricultores tratar de assuntos que implicaria a deslocação para fora do concelho”.

Entre essas atividades, estão visitas de campo com recurso a GPS e fotografia das propriedades agrícolas, o licenciamento de explorações pecuárias, poços, furos e captações de águas superficiais para rega, o apoio e aconselhamento a candidaturas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e a reciclagem da formação de aplicadores de produtos fitofarmacêuticos.

O GAA dá apoio de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 as 17h00, nas instalações da Câmara Municipal.