Geral

17 de 04 de 2023, 18:36

Diário

Governo vai apoiar obras na GNR de Vila Nova de Paiva

Ministro da Administração Interna presidiu esta segunda-feira à assinatura do contrato entre a tutela, a GNR e a autarquia para a requalificação do posto da Guarda, no valor de 590 mil euros

gnr ministro administraçao interna vnpaiva 17 04 2023

Fotógrafo: Câmara de Vila Nova de Paiva

O posto da GNR de Vila Nova de Paiva vai ser requalificado num investimento superior a 590 mil euros. As obras deverão arrancar já este ano.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve esta tarde de segunda-feira (17 de abril) no concelho, presidindo à assinatura do contrato entre a autarquia local, o Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana para a realização da obra.

A requalificação será custeada pelo próprio Governo. Os militares deverão regressar ao posto territorial, um edifício que é propriedade do município, daqui a dois anos. A Câmara de Vila Nova de Paiva vai ceder o posto da GNR ao Ministério da Administração Interna, num contrato de comodato por 50 anos.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques (PS), realçou que a obra tem “financiamento aprovado em Orçamento de Estado e correspondente portaria de extensão de encargos” e defendeu que a empreitada terá “prazos concretos” para a sua conclusão.

Já o tenente-general Maurício Tendeiro Raleiras, segundo comandante-geral da GNR, sublinhou a importância da requalificação do posto para oferecer “condições condignas de trabalho” aos militares da força de segurança. O ministro da Administração Interna congratulou a autarquia de Vila Nova de Paiva pelo projeto.

A cerimónia da assinatura decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho. Depois da sessão José Luís Carneiro visitou o posto da GNR.