Geral

29 de 09 de 2022, 18:47

Diário

Grande Rota dos Vinhos da Europa alargada a Armamar

Autarquia propõe ligação do vale do rio Tedo, onde atualmente termina o percurso pedestre, à fronteira de Armamar com o município vizinho de Lamego

Grande Rota dos Vinhos da Europa armamar

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Armamar vai alargar o percurso pedestre da Grande Rota dos Vinhos da Europa até à fronteira do concelho com Lamego.

A autarquia anunciou que vai implementar um percurso pedestre que permita aos visitantes “o contacto direto com a beleza inigualável do vale do Douro”, tendo proposto estender o percurso da GR14 ao seu território.

“A operação passa por qualificar e sinalizar um percurso que liga o vale do rio Tedo, onde atualmente termina a GR14, à fronteira geográfica de Armamar com o município vizinho de Lamego”, explica o município.

A autarquia presidida por João Paulo Fonseca (PSD-CDS) realça que, com o alargamento do percurso em Armamar, o objetivo é “promover de forma sustentada o usufruto do património natural da região, associando o enoturismo, a gastronomia e os vinhos ao turismo de natureza, ao touring cultural e paisagístico” no território classificado como Património Mundial pela UNESCO.

“Por outro lado, a extensão da GR14 vai permitir aumentar a atratividade turística, podendo aproveitar-se o que o setor do turismo pode gerar, com mais investimento, mais emprego e mais proveitos económicos para Armamar e para a região”, acrescenta.

A Rota dos Vinhos da Europa liga Vila Nova de Gaia, em Portugal, a Estrasburgo, em França. O percurso atravessa regiões vinícolas, incluindo a do Douro.

O investimento na extensão da GR14 é financiado por fundos comunitários.