Geral

19 de 01 de 2023, 17:23

Diário

Greve fecha Agrupamento de Escolas Vouzela Campia

Maioria dos professores aderiu ao protesto. Alunos mandados para casa antes da hora de almoço

greve Escola Secundária de Vouzela

Os professores do Agrupamento de Escolas Vouzela Campia estão em greve esta quinta-feira (dia 19 de janeiro). Em resultado da paralisação, a maioria dos estudantes do estabelecimento de ensino, frequentado por alunos do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade não teve aulas.

Na Escola Secundária de Vouzela apenas três turmas tiveram duas horas de lições, com os professores que não aderiram à greve. A esmagadora maioria dos docentes esteve ausente, em protesto, numa situação histórica na secundária que há anos que não registada uma adesão do género. Dos 83 professores 75 fizeram greve.

Na Escola Básica 2,3 de Campia os estudantes não tiveram aulas. Os estudantes de todo o agrupamento foram mandados para casa ainda antes da hora de almoço, adiantou ao Jornal do Centro o diretor do estabelecimento. José Alberto Pereira disse que "se os alunos não tivessem primeiro" também ele teria feito greve esta quinta-feira.

Na Secundária de Vouzela, a sede do agrupamento, o dia começou com um protesto de docentes em frente ao portão de entrada. Tal como aconteceu já noutras escolas, os professores manifestaram-se com cartazes, exigindo “Respeito”, a “Valorização dos professores” e “A contagem do tempo de serviço”. “Sem quotas”, “Vouzela luta”, “Professores em luta”, “Ministério da Educação menos erros e mais euros”, foram outras das mensagens mostradas pelos manifestantes.