Geral

11 de 05 de 2022, 10:37

Diário

Grupo Visabeira ultrapassa os mil milhões de euros de receita

Receitas da empresa de Viseu atingiram máximo histórico. Lucros dispararam 72 por cento para os 37,9 milhões de euros

Visabeira

O Grupo Visabeira superou, no ano passado, mais de mil milhões de euros em faturação. Trata-se de um máximo histórico para a empresa sediada em Viseu, que revelou em comunicado uma subida de cerca de 22 por cento nas receitas para os 1.171 milhões de euros, face a 2020.

O conglomerado fala de um “marco histórico” num ano onde foi registado um “forte crescimento” nas suas atividades, “apesar dos fortes constrangimentos sentidos ainda devido à pandemia Covid-19”. Ao todo, a empresa teve um aumento de 211 milhões de euros nas receitas.

Segundo o grupo que atua em diversas áreas de negócio, os mercados externos representaram 77% (por cento) do volume de negócios. A Europa foi responsável por 59% das receitas e Portugal 23%. Já a África representou 9% e os restantes continentes outros 9%.

O resultado EBITDA atingiu os 183 milhões de euros, mais 17,8%, enquanto o resultado operacional ultrapassou os 100 milhões de euros. O resultado líquido foi de 37,9 milhões de euros, representando um aumento de 72%.

Em comunicado, o Grupo Visabeira refere que, para os mercados internacionais, mantém como principal estratégia “o crescimento das suas atividades core – prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia – para os principais operadores europeus e o reforço da sua posição nestes mercados”.

“O crescimento por via orgânica foi o pilar principal do notável desempenho da atividade do grupo, nomeadamente na área de negócio de engenharia de redes de telecomunicações e energia”, afirma. Só no mercado europeu, excluindo Portugal, as receitas atingiram em 2021 os 687 milhões de euros, tendo como principais mercados França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha e Suécia.

A Visabeira Global, que integra os negócios na área das telecomunicações, energia, tecnologia e construção, faturou 983 milhões de euros, representando 84% do volume de negócios do Grupo. As receitas cresceram 25% face a 2020, “o que demonstra uma excelente performance operacional nas atividades de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia tanto a nível nacional e internacional, assim como nas operações próprias de televisão por cabo, em Angola e Moçambique”.

Já a Visabeira Indústria, que inclui marcas como a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro, teve receitas de 153 milhões de euros, mais 7% em comparação com o ano anterior, “contribuindo com 13% para o volume de negócios consolidado”. Só a Vista Alegre faturou 117 milhões de euros.

A Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços teve 34 milhões de euros de receitas “num ano fortemente condicionado pela pandemia, com o encerramento de todas as unidades hoteleiras durante praticamente o primeiro semestre do ano”, devido à pandemia. A empresa dona de empresas como a cadeia de hotéis Montebelo e o centro comercial Palácio do Gelo representou três por cento das receitas do Grupo.

O Grupo Visabeira tem agora 2,9 mil milhões de euros contratualizados na carteira de encomendas, dos quais 2,5 mil milhões só na Europa.