Geral

20 de 05 de 2022, 10:35

Diário

Há frango do campo para todos os gostos em Oliveira de Frades

Começa este sábado a Semana Gastronómica do Frango do Campo e da Polarda, que junta mais de 20 restaurantes do concelho, com propostas que vão desde os pratos mais tradicionais a pizzas, hambúrgueres e francesinhas

frango do campo

Fotógrafo: D.R.

Começa este sábado (21 de maio) a Semana Gastronómica do Frango do Campo e da Polarda, em Oliveira de Frades.

Até dia 29, mais de 20 restaurantes do concelho participam na iniciativa promovida pela Confraria Gastronómica do Frango do Campo, onde o frango e a polarda vão ser os “reis” das ementas com diferentes propostas. A iniciativa estende-se por todo o concelho.

A Grã-Mestre da Confraria Gastronómica do Frango do Campo, Carla Inês, destaca a importância deste evento gastronómico destinado a promover e valorizar o frango criado num ambiente natural e campestre.

“Temos, para este evento, 24 estabelecimentos de restauração e similares que estão espalhados pelo concelho. A nossa ideia foi levar as pessoas aos restaurantes como se fosse um roteiro pelo nosso concelho, pelo frango do campo e pelo polarda, que vão ser servidos como reis e senhores de uma festa que vai ser de todos”, enfatiza.

A iniciativa visa levar à mesa o melhor da gastronomia local, valorizar o frango do campo, promover o concelho e estimular a economia do concelho.

Carla Inês destaca ainda a diversidade de especialidades que têm o frango como iguaria principal das ementas que vão ser apresentadas em Oliveira de Frades como o frango do campo assado no forno, além de cabidelas, estofados, ensopados e outros pratos que juntam o frango com outros ingredientes como as castanhas e os míscaros.

“Também vamos ter algumas experiências novas em pizzas, hambúrgueres artesanais e mesmo francesinhas. Portanto, há pratos para todos os gostos”, acrescenta.

Os estabelecimentos aderentes incluem a associação ACRENE, os cafés Girassol e das Bombas, as pastelarias Amazónia, Avenida, Dona Maria e Flor de Loendro, a pizzaria La Piazzeta e os restaurantes A Grelha da Rocha, Adega da Viela, Ar Puro, Cantinho, Como Antes, Dom Alves, Dom Confrade, Lafonenses, Luciana, Mirante, O Cantinho do Dino, O Grande, Pelicano, Ramiro e Solar e o snack-bar Sítio do Costume.