Geral

16 de 05 de 2022, 12:25

Diário

Há pastéis de Vouzela falsificados à venda. Câmara deixa aviso

Doce típico da região de Lafões está agora protegido. Para serem verdadeiros, os pastéis têm de ter um selo de qualidade atribuído pela associação de produtores

pastel de vouzela

Fotógrafo: D.R.

Há pastéis de Vouzela falsificados que estão à venda no mercado. O alerta veio da Câmara Municipal, que revelou que o doce típico da região de Lafões está agora protegido.

O presidente da Câmara, Rui Ladeira, salientou que os pastéis têm de ter um selo de qualidade atribuído pela associação de produtores deste doce. Caso contrário, não são os verdadeiros.

Segundo o autarca, o processo de certificação do pastel foi realizado com a colaboração de uma entidade especializada, a Qualifica, com o objetivo de “chegar a bom porto a salvaguarda do pastel de Vouzela”.

“Isto quer dizer que a certificação está confinada à vila de Vouzela, onde o pastel pode ser produzido”, explicou o autarca na última reunião do executivo camarário.

O presidente da Câmara acrescentou que foram registados “alguns episódios de pastéis de Vouzela fora de portas”, produzidos de forma falsificada.

“As caixas de pastéis que não tiverem o selo instituído pela associação de produtores do pastel de Vouzela têm as implicações que decorrem na lei, não cumprindo os requisitos de certificação, e foi a Qualifica que nos fez isso”, disse.

O pastel de Vouzela é o doce mais emblemático do concelho, tendo nascido no século XIX.