Geral

07 de 12 de 2021, 09:52

Diário

Projeto em Castro Daire integra famílias através das artes

Cerca de 140 famílias do concelho são apoiadas pelo projeto Cabra D’Oiro, dinamizado pela Misericórdia local

cabra doiro

Fotógrafo: D.R.

Cerca de 140 famílias do concelho de Castro Daire estão a ser apoiadas pelo projeto Oficina Cabra D’Oiro, dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia local através da sua equipa de Rendimento Social de Inserção.

A iniciativa propõe a realização de atividades comunitárias, nomeadamente artísticas, com vista à integração social dos participantes, que têm vindo a crescer nos últimos tempos e incluem pessoas que recebem o Rendimento Social de Inserção e não só.

A psicóloga Joana Sá e Melo descreve a iniciativa como um projeto “de intervenção comunitária no âmbito psicossocial” que conta com uma equipa composta também por um assistente social e três ajudantes de ação direta.

“Começou por ser uma simples oficina de artes e, de alguns anos para cá, tem vindo a crescer. E, neste momento, tornou-se um projeto não só no âmbito das artes mas também de outras áreas de intervenção”, acrescenta.

A psicóloga refere que o projeto presta ajuda a famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, mas também a pessoas idosas e com deficiência e ainda a crianças e jovens de Castro Daire.

“O nosso projeto tem tido a preocupação de envolver vários recursos da comunidade, não só a nível de instituições mas também algumas empresas e pessoas que têm contribuído e participado de forma voluntária na dinamização das atividades que são desenvolvidas”, explica.

Joana Sá e Melo adianta que o objetivo inicial do projeto passava por “garantir a integração a nível social e profissional” dos beneficiários do RSI. “No entanto, pelo que temos percebido, isto tem permitido a envolvência de outras pessoas da comunidade e também a sua integração e participação”, acrescenta.

A psicóloga fala de “um espaço de liberdade onde todas as pessoas podem se expressar tendo em conta as suas capacidades”.

O projeto chama-se Cabra D’Oiro porque o nome, revela Joana Sá e Melo, “tem origem numa lenda de Castro Daire”.

“Foi feito um trabalho de recolha de lendas e tradições junto de um grupo de beneficiários analfabetos, em que foram recolhidas algumas lendas e uma delas falava de uma cabra de ouro que está enterrada numa zona próxima de Moledo. Acreditamos que todos nós temos uma cabra em ouro escondida dentro de nós, bastando por isso encontrá-la. Julgamos ser a analogia perfeita deste projeto”, remata.